20.5 C
Brasília
sábado, 23/11/2024
- Patrocinado -bar do GG
InícioDestaquesQuiosque abandonado gera insegurança na QS 408 de Samambaia

Quiosque abandonado gera insegurança na QS 408 de Samambaia

Moradores da QS 408 de Samambaia sofrem com a insegurança gerada pela presença de um quiosque abandonado na quadra. Segundo a população, o espaço está inativo há mais de 10 anos e tem sido utilizado por usuários de drogas e moradores de rua. Além disso, com a chegada do período chuvoso, o local apresenta risco à saúde, por acumular água da chuva, e ser um possível foco do mosquito da dengue.

O quiosque está localizado ao lado da Unidade Básica de Saúde (UBS) 01 e próximo a Escola Classe (EC) 408. Ao Jornal de Brasília, o assistente social, Paulo Giquiri, disse que os moradores, em parceria com associações locais, já protocolaram várias interpelações junto à Administração Regional de Samambaia pedindo providências sobre o estabelecimento. “As denúncias mais recentes vêm desde 2021, em 2023 fizemos nova denúncia, e em 2024 novamente”, argumenta.

Por conta do quiosque abandonado, os furtos na quadra e no comércio próximo ao estabelecimento tem aumentado. “O espaço está trazendo transtornos para os moradores e insegurança. Já morou gente de rua e dependentes químicos costumam ocupar o quiosque à noite. Com isso, há aumento de furtos, e desvalorização das nossas casas”, lamenta Paulo.

Conforme informações repassadas pelos moradores, há relatos de que outros quiosques em Samambaia se encontravam na mesma situação, mas os mesmos foram demolidos ou realocados. “Nós não entendemos porque essa demora em resolver isso. Há casos recentes, de 10 dias, que chegou a denúncia sobre os quiosques abandonados na administração e eles resolveram. Nossa parte nós fizemos, que foi denunciar”, destacou Paulo.

O aposentado Lino Torres, 72 anos, mora na região há cerca de 30 anos, e conta que o quiosque tem gerado preocupação entre os moradores. “Quando é de noite ou de manhã cedo sempre tem os moradores de rua, eles colocam colchão e tudo. Também está caindo muita água dentro do quiosque porque foi tirado algumas telhas e não foi reposto depois. Aquilo é um perigo para a dengue, além do mal cheiro que fica de urina porque os moradores de rua fazem suas necessidades ao redor do quiosque”.

A reportagem, a Administração Regional de Samambaia informou que tem tomado as medidas cabíveis, dentro de sua competência, em relação ao quiosque abandonado. “A administração notificou o proprietário três vezes, seguindo os trâmites legais, e também acionou a DF Legal para que realizasse uma vistoria, que ocorreu em março deste ano. Após a inspeção, a DF Legal decretou o estado de abandono do estabelecimento e incluiu a propriedade em seu cronograma de demolição”, diz a nota.

De acordo com a administração, o próximo passo depende da Secretaria de Estado de Proteção da Ordem Urbanística do Distrito Federal (DF Legal) para a execução da demolição. Ao JBr, a pasta confirmou que o quiosque está no cronograma para desconstituição, mas comunicou que não pode informar a data por se tratar de informação sigilosa. “Houve consulta aos órgãos licenciadores e foi informado a esta pasta que não há óbice judicial para a remoção da edificação. Sendo assim, o local está em cronograma para que seja realizada a demolição”, cita a nota.

Fonte: Jornal de Brasilia

Link da matéria: https://jornaldebrasilia.com.br/brasilia/quiosque-abandonado-gera-inseguranca-na-qs-408-de-samambaia/

NOTÍCIAS RELACIONADAS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!

Últimas Notícias