Um avião de pequeno porte caiu em Gramado, na Serra Gaúcha, na manhã deste domingo (22/12). Todos os nove ocupantes morreram, de acordo com o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB). Ao menos 15 pessoas foram encaminhadas para o hospital da cidade, a maioria por ter inalado fumaça, segundo o Corpo de Bombeiros.
A aeronave saiu do Aeroclube de Canela, município próximo a Gramado, e seguiria a Jundiaí, no interior de São Paulo. Chovia e havia neblina no momento do acidente.
A Secretaria da Segurança Pública gaúcha divulgou que “o avião colidiu com a chaminé de um prédio, depois com o segundo andar de uma residência e, então, caiu sobre uma loja de móveis”. Os destroços também atingiram uma pousada na Avenida das Hortênsias.
A Brigada Militar isolou o local, onde as forças de segurança ainda realizam o trabalho de rescaldo e resgate. A Polícia Civil investiga o caso. Bombeiros apagaram o incêndio causado pela explosão.
Equipes de Canoas (RS) do Quinto Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Seripa V), do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa), foram acionadas para acompanhar as investigações e apurar as causas da queda.
Aeronave estava regular
Segundo a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), a aeronave estava em “situação normal”, mas não tinha autorização para operar como táxi aéreo.