Na tarde deste domingo (19/01), o Brasiliense recebeu o Samambaia na Boca do Jacaré, em duelo válido pela 1ª rodada do Candangão 2025.
Após um primeiro tempo com o Samambaia melhor em campo, e a etapa final dominada pelo Brasiliense, o Jacaré foi mais efetivo e bateu o Samambaia por 2×1 de virada, com gols marcados por João Santos e Tarta do lado do Brasiliense, e Vitor Xavier para o Samambaia.
1⁰ TEMPO
A primeira etapa do duelo entre o Jacaré e o Cachorro Salsicha, teve domínio do Samambaia nos primeiros 15 minutos de jogo. Desde o minuto inicial, o Samambaia subiu as suas linhas e buscou trabalhar no erro do Brasiliense, que, por sua vez, teve dificuldade no setor defensivo, apesar de conseguir subir ao ataque em alguns momentos.
A primeira grande chance da etapa inicial veio aos dez minutos. Na jogada, Júlio Lima lançou no alto para Ian, que apareceu atrás da defesa, tocou por cima, tirando o goleiro do Brasiliense, mas viu João Santos tirar a bola em cima da linha, evitando o primeiro gol da partida.
Na sequência, as equipes equilibraram o confronto, que se abriu devido aos times se lançarem ao ataque. Com isso, chances foram criadas dos dois lados, mas sem efetividade no último terço do campo. Aos 22 minutos, o Brasiliense chegou ao ataque com Apodi, que após ser lançado nas costas da defesa, finalizou para fora.
Dominando a posse de bola e controlando muito bem o jogo, o Samambaia chegou muito bem pela ala direita aos 29 minutos. No lance, Matheus Falero recebeu em profundidade na direita e cruzou para a pequena área, encontrando Vitor Xavier, que se antecipou, venceu o zagueiro e tocou para o fundo da rede, abrindo o marcador para o Cachorro Salsicha.
Todavia, aos 40 minutos, com Netinho, cruzando pelo lado ofensivo direito, João Santos apareceu no segundo poste, e vencendo o marcador, cabeceou no canto do goleiro do Samambaia e igualou o marcador, 1×1. Ademais, o Brasiliense voltou a trazer perigo, mas a primeira etapa se encerrou com o placar igualado.
2⁰ TEMPO
No segundo tempo, a primeira boa chance aconteceu logo nos minutos iniciais. Aos três minutos de jogo, o Brasiliense lançou a bola na área por meio de um lateral, Keynan cabeceou a após desvio involuntário na defesa, a bola passou por cima da meta do Samambaia. Do lado do Cachorro Salsicha, a resposta veio aos oito minutos, quando Coquinho assumiu a posse da bola na intermediária do campo ofensivo, carregou até próximo da grande área e finalizou, passando por cima do gol do Jacaré.
No entanto, apesar de estar bem em campo, o Samambaia acabou sendo punido pela bola aos 15 minutos de jogo. Após troca de passes no setor ofensivo, a bola caiu nos pés de Tarta, que recebeu fora da grande área, ajeitou e finalizou forte no canto do goleiro do Samambaia, marcando um lindo gol e virando o placar para o Brasiliense, 2×1.
Após a virada, o Brasiliense passou a ter controle do jogo, forçando o Samambaia a sair para o jogo de maneira mais contundente. Até os 25 minutos do jogo, a equipe do Brasiliense pressionou e foi melhor, porém, não chegou a levar muito perigo ao gol do Samambaia.
Na segunda parte, o Samambaia, devido as substituições feitas pelo técnico Luiz Carlos, passou a sair mais do seu setor de defesa. Aos 35 minutos, em boa jogada, Coquinho finalizou colocado, obrigando o goleiro Matheus Kayser a fazer uma linda defesa e evitar o empate do Samambaia.
Por fim, mesmo com a pressão e o alto ímpeto imprimido nos minutos finais da partida, o Samambaia parou na defesa do Brasiliense, que confirmou a vitória por 2×1 e garantiu os três pontos jogando em casa.
FICHA TÉCNICA
BRASILIENSE 2 X 1 SAMAMBAIA
Candangão 2025 – 1ª rodada – Estádio Boca do Jacaré – Taguatinga – 19/01/2025 – 16h
Árbitro: Rafael Martins Diniz
Assistente 1: Milton Jeronimo Souza Alves
Assistente 2: Josieliton Silva dos Santos
4º árbitro: Jonas Junio da Silva Abreu
BRASILIENSE
Matheus Kayser; Netinho, Keynan, Igor Morais e Romario; Gabriel Galhardo (Marcos Junior), Elyeser (Tarta) e Rafael Longuine (Yago Ferreira); Apodi (Tobinha), João Santos (Gui Mendes) e Rubens.
Técnico: Luiz Claudio Winck
Gol(s): João Santos e Tarta.
Cartões: Keynan (A) e Igor Morais (A).
SAMAMBAIA
Murilo; Daniel Mendonça (Ferrugem), Cassius, Bahia e Julio Lima; Filipe Werley, Coquinho e Vitor Xavier (Stefano Yuri); Ian (Caio Pirata), Artur Fuga (Gustavo Lila) e Falero (Dandan).
Técnico: Luiz Carlos.
Gol(s): Vitor Xavier.
Cartões: Artur Fuga (A) e Bahia (A).