O governador Ibaneis Rocha (MDB)anunciou o lançamento de um novo concurso público para o Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal, neste domingo (6/4). Além disso, o governo estuda uma nova redução do interstício para acelerar promoções de bombeiros.
Segundo Ibaneis, o novo concurso deve ser lançado até junho de 2025. De acordo com Ibaneis, a contratação é necessária porque grande parte da tropa deverá entrar para a reserva em breve.
“Nós entendemos que o concurso demora muito. O curso de formação também demora muito (…) A gente tem que ter um olhar mais adiante lá para frente para não deixar faltar essa força que é tão importante para as pessoas e para o atendimento à comunidade”, pontuou Ibaneis.
Vagas
De acordo com Ibaneis, o número de vagas do certamente ainda está em estudo. “Mas a ideia é fazer um concurso pelo menos para 5 mil bombeiros. Para que a gente possa ao longo do tempo ir fazendo as nomeações”, comentou.
Ou seja, o certame formaria um grande cadastro reserva. Instituições como a Polícia Federal (PF), por exemplo, lançam concursos com grande cadastro reserva justamente diminuir os custos com processos seletivos e ter condições de nomear com mais agilidade servidores públicos conforme a necessidade.