25.5 C
Brasília
sábado, 19/04/2025
- Patrocinado -bar do GG
InícioDestaquesSamambaia fica sem a Paixão do Cristo Negro em 2025, por falta...

Samambaia fica sem a Paixão do Cristo Negro em 2025, por falta de apoio ao maior movimento cultural da cidade

É com tristeza e indignação que a gente compartilha essa notícia com vocês: em 2025, Samambaia não vai receber a tradicional encenação da Paixão do Cristo Negro. O movimento cultural, que há 23 anos emociona e representa a nossa cidade, anunciou oficialmente, recentemente, que a apresentação não será realizada — e o motivo é revoltante: falta de apoio, negligência e descaso do poder público.

Mais do que um espetáculo, a Paixão do Cristo Negro sempre foi um grito de resistência, uma forma de dar voz à periferia, de valorizar nossa história, nossa gente e nossa cultura. Desde 1997, o evento é um símbolo de identidade e transformação social e agora, ver esse silêncio forçado é um golpe pra toda a comunidade.

Em nota oficial, os organizadores lamentaram profundamente a paralisação da edição deste ano, marcada para o dia 18 de abril de 2025. Um dos integrantes do projeto, Alan Mariano, também se posicionou nas redes sociais:
“Que tenhamos fome e sede de justiça! Que tenhamos o direito à memória, à arte e à cultura!”

E a gente assina embaixo.

Neste dia tão simbólico — Sexta-feira Santa — em que tantas famílias costumavam se reunir pra assistir à encenação, fica o vazio e o protesto. Mas também fica o nosso apoio. Como portal de notícias local, nos solidarizamos com todos os envolvidos nesse movimento tão potente e necessário para Samambaia.

Seguimos com o espaço aberto pra manifestações, e seguimos também reforçando uma verdade simples, que às vezes os governantes esquecem: cultura é direito. Cultura é resistência. E ninguém cala uma voz que vem da periferia.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!

Últimas Notícias