23.5 C
Brasília
segunda-feira, 04/08/2025
- Patrocinado -bar do GG
InícioDestaquesJustiça bate martelo sobre horário de distribuidoras de bebidas no DF

Justiça bate martelo sobre horário de distribuidoras de bebidas no DF

O Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDFT) confirmou a legalidade da portaria que limita horário de distribuidoras de bebidas entre 6h e 0h em todo o DF.

Por unanimidade, a Justiça decidiu manter a validade da Portaria Conjunta nº 01/2025, de autoria das secretarias de Segurança Pública (SSP-DF) e de Governo (Segov-DF).

Um estabelecimento impetrou um mandado de segurança questionando a validade da portaria. No entanto, o colegiado concluiu que a medida possui fundamentos técnicos, estatísticos e criminais.

Segundo o TJDFT, a medida tem amparo legal e é fundamentada no interesse público ao regulamentar os horários de funcionamento. A portaria entrou em vigor em 31 de março deste ano, como medida preventiva para conter a escalada da violência nas proximidades de distribuidoras de bebidas, especialmente durante a madrugada.

“A regulamentação do horário das distribuidoras, é pensada para salvar vidas e melhorar a qualidade de vida da população”, afirmou o secretário de Segurança Pública, Sandro Avelar.

Para o secretário de Governo, José Humberto Pires, a medida já demonstra resultados e garante mais segurança para os estabelecimentos e os cidadãos.

Resultados

Segundo o Governo do Distrito Federal (GDF), os primeiros 90 dias de vigência da medida já resultaram em dados expressivos. O número de homicídios caiu de 64 para 49 entre o primeiro e o segundo trimestre de 2025, representando uma redução de 23%.

Em junho de 2025, foram registrados nove homicídios — o menor número da série histórica do DF para um único mês. Os crimes ocorridos durante a madrugada em distribuidoras caíram 66% após a limitação do horário de funcionamento.

Fora do horário

Contudo, quatro homicídios foram registrados entre 0h e 6h, em estabelecimentos que operavam fora do horário permitido.

Os casos estão sob investigação da Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF), e os proprietários dessas distribuidoras foram intimados a prestar esclarecimentos.

Fonte: https://www.metropoles.com/distrito-federal/justica-bate-martelo-sobre-horario-de-distribuidoras-de-bebidas-no-df

NOTÍCIAS RELACIONADAS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!

Últimas Notícias