31.5 C
Brasília
sábado, 13/09/2025
- Patrocinado -bar do GG
InícioDestaquesMoradores de Samambaia reclamam de calçadas danificadas na região

Moradores de Samambaia reclamam de calçadas danificadas na região

Em Samambaia, andar pelas calçadas virou desafio diário. Buracos, rachaduras e desníveis dificultam a locomoção de pedestres e colocam em risco principalmente idosos, cadeirantes e crianças. Além de prejudicar a mobilidade, a falta de manutenção já provocou acidentes e revolta moradores, que cobram soluções do poder público.

Segundo moradores, o problema não é recente. Mesmo com reparos realizados ao longo dos anos, as calçadas continuam se deteriorando rapidamente. Em muitos trechos, pedestres são obrigados a desviar de buracos ou até andar pela rua, dividindo espaço com ciclistas e veículos. A situação se agrava em dias de chuva, quando a água encobre os desníveis e aumenta o risco de quedas.

Maria do Perpétuo Socorro, 70 anos, moradora da QR 408, afirma carregar traumas de uma queda que sofreu em 2021. “Em novembro de 2021 tropecei em uma calçada irregular e caí, quebrando o braço. Precisei usar tipóia e, até hoje, o meu braço não ficou bom. Depois disso, já levei outros tombos por causa de buracos e desníveis. A calçada onde caí nunca foi arrumada. Eu até evito passar por lá porque me lembro do acidente e tenho medo de cair de novo”.

A preocupação não é só dos idosos. Dória Freitas, moradora da quadra 120 de Samambaia Sul, relata que acidentes acontecem constantemente. “O problema das calçadas em Samambaia é gigante. Outro dia, no meu condomínio, uma caixa de boca de lobo estava quebrada e causou acidente com uma criança e também com pessoas que passavam com seus pets. Essa calçada é linha de acesso à parada e ao metrô, mas o conserto feito pela administração foi mal-acabado, logo depois já estava rachada. Além disso, as calçadas em volta continuam horrorosas. Eu mesma já caí andando com minha cachorra, na época em que estava fraca por causa da Covid. Se nós, que não somos cadeirantes, já enfrentamos tanta dificuldade, imagina quem depende de cadeira de rodas”.

Crédito: Jornal de Brasília

NOTÍCIAS RELACIONADAS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!

Últimas Notícias