O governo do Distrito Federal deve destinar, entre 2024 e 2025, mais de R$ 72 milhões para os projetos de expansão do Metrô.
Apesar do volume de recursos, as obras seguem a passos lentos. E nenhum dos trechos deve ser entregue até o fim do mandato do governador Ibaneis Rocha (MDB).
Os dois projetos em andamento expandem a Linha 1 do Metrô – que liga a rodoviária do Plano Piloto às regiões de Samambaia e Ceilândia.
🚇 A expansão do Metrô na direção da Asa Norte, a partir da estação Central, foi prometida por Ibaneis na primeira campanha ao Buriti, em 2018. Nos anos seguintes, no entanto, o tema foi abandonado.
Expansão em Samambaia a passos lentos
As obras em Samambaia foram iniciadas em fevereiro deste ano e incluem duas novas estações: uma próxima à Unidade de Pronto Atendimento, na QS 107, e a outra no Centro Olímpico, na QN 119.
O projeto prevê, ainda, três subestações retificadoras de energia.
Veja trajeto previsto com expansão da linha 1 do metrô que vai da Estação terminal até o Centro Olímpico
O contrato entre o GDF e o Consórcio CG JFJ , responsável pela obra, foi assinado em março de 2024. O acordo prevê que a obra seja entregue em 50 meses, ou seja, até maio de 2028.
As obras só começaram de fato em fevereiro deste ano, quase um ano após a assinatura.
Até o momento, os trabalhos se resumiram à abertura do canteiro de obras nas duas novas estações e em uma das subestações de energia, além da terraplanagem em uma estação e uma subestação. AS informações são do próprio Metrô-DF.


