Começar o ano com um novo companheiro de quatro patas pode ser a mudança que você precisa em 2026. No Distrito Federal, 17 cães resgatados aguardam por uma oportunidade de recomeço, por meio do programa de adoção de Gerência de Vigilância Ambiental de Zoonoses da Secretaria de Saúde (SES-DF) .
Os cachorros, em sua maioria machos e com idades acima de dois a três anos de idade, estão disponíveis para adoção de segunda a sexta-feira, das 8h às 17, no SHCNW — Setor de Habitações Coletivas Noroeste. Trecho 02, Lote 4 (Via de acesso ao Hospital da Criança).
Os interessados podem contar com o apoio dos profissionais da Zoonose, que realizam visitas guiadas e auxiliam na escolha do animal mais compatível com a realidade de cada família.
Na baia de cada animal, há informações sobre idade, características gerais, históricos, medicamentos e tratamentos.
Segundo a gerente de Vigilância Ambiental de Zoonoses, Camila Cibeli, todos os cães disponíveis estão prontos para adoção. “Todos os animais já estão vacinados, vermifugados e castrados. Além disso, os animais possuem coleiras de repelente de mosquitos — para proteger contra a leishmaniose — e estão microchipados“. O microchip contém um número de 15 dígitos, que permite o controle e a rastreabilidade dos animais.
Os cães foram resgatados em 2025, durante uma operação na Candangolândia, no imóvel de uma pessoa acumuladora. Mais de 120 cães foram resgatados à época.
Para quem busca adotar, a visita pode ser o primeiro passo de um encontro que transformará a vida do cãozinho e de seu novo tutor.


