No final de 2022, longas filas de pessoas se formaram nas portas dos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) do Distrito Federal. Isso causou comoção, e a Secretaria de Desenvolvimento Social do DF (Sedes) mudou o formato de atendimento em janeiro de 2023, com agendamentos feitos somente pelo site da secretaria ou telefone 156.
A Sedes apresentou um plano de contingência para o Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) para melhorias na política de assistência social.A pasta contratou Organizações da Sociedade Civil (OSCs) para ajudar as pessoas em situação de vulnerabilidade a realizar agendamentos e implantou uma equipe móvel e 14 pontos de atendimento exclusivos de Cadastro Único (CadÚnico). A Sedes também criou um convênio com o Corpo de Bombeiros Militar do DF (CBMDF) para realizar mutirões de preenchimento e atualização do CadÚnico e fez uma parceria com o Banco de Brasília (BRB) para viabilizar o agendamento de forma mais dinâmica.
No entanto, ainda há reclamações sobre a infraestrutura dos Cras e a necessidade de investimento contínuo em infraestrutura e recursos humanos. A Sedes implantou 11 medidas para melhorar a situação nos Cras, a pasta também autorizou que mais de 500 servidores ampliassem a carga horária de 30 para 40 horas. Foram abertas mais duas unidades do Cras — no Sol Nascente e Recanto das Emas —, além da reabertura do Cras Samambaia Expansão e de um Creas em São Sebastião. A taxa de atualização do Cadastro Único chegou a 85% no Distrito Federal em fevereiro de 2023.
Fonte: Correio Braziliense