Pela primeira vez desde que a profissão de gari se tornou reconhecida nacionalmente, os trabalhadores da categoria no Distrito Federal terão um dia oficial de folga. Na data criada para homenagear esses profissionais — 16 de maio —, será também o Dia Sem Lixo, em que não haverá coleta de resíduos sólidos, catação ou varrição nas ruas.
Os serviços de limpeza serão retomados na quarta-feira (17/5). Até lá, os brasilienses deverão manter os resíduos dentro de casa ou do comércio e só depositá-los nas lixeiras na data.
Se não for possível adiar o descarte dos resíduos, é possível procurar um dos mais de 500 papa-lixos ou 23 papa-entulhos distribuídos pelo Distrito Federal.
Os papa-lixos são contêineres semienterrados, preparados para receber resíduos da coleta convencional — não designados para a coleta seletiva.
Já o papa-entulho é o ponto adequado para descarte de restos de obra, móveis velhos e outros itens volumosos.
Atualmente, há mais de 21 mil lixeiras em todas as 35 regiões administrativas do DF. Quando não há qualquer uma por perto, a saída é guardar os resíduos consigo, até encontrar um local de descarte apropriado.
O que fazer no Dia Sem Lixo:
- Mantenha os resíduos sólidos dentro de casa ou do comércio e só os disponha para coleta, na rua, na quarta-feira (17/5);
- Se preferir, recorra a um papa-lixo ou papa-entulho, a depender das especificidades de cada equipamento;
- Não jogue lixo nas ruas! Procure a lixeira mais próxima ou guarde o resíduo consigo até achar um local apropriado para descarte;
- Propague a informação: comunique vizinhos, familiares e amigos sobre o Dia Sem Lixo e explique como podem ajudar na limpeza da cidade.
Com informações da Agência Brasília