Para desafogar o engarrafamento quilométrico provocado pelas obras na altura do Pistão Sul e na Via Estrutural, a faixa exclusiva para ônibus, vans escolares e táxis da Estrada Parque Taguatinga (EPTG) será liberada para o trânsito de todos veículos a partir da 0h01 desta sexta-feira (11/8), em caráter experimental.
A Secretaria de Transporte e Mobilidade (Semob) autorizou o Departamento de Estradas de Rodagem do Distrito Federal (DER-DF) a efetuar a operação.
Em maio último, o Metrópoles revelou que motoristas da capital federal gastavam até quatro horas por dia no trânsito no DF, principalmente devido a congestionamentos provocados por obras de infraestrutura nas principais vias de acesso ao Plano Piloto.
Apesar disso, com a continuidade das obras na região, os condutores continuam a enfrentar longas horas no trânsito para chegar à área central de Brasília. Na última segunda-feira (7/8), por exemplo, a Via Estrutural ganhou um novo ponto de bloqueio. Com a procura dos motoristas por um caminho alternativo, o fluxo na EPTG ficou mais intenso.
“Vamos abrir mais uma faixa na EPTG, com uso do corredor de ônibus, para contribuir com o trânsito naquela região, onde há um grande volume de obras. A operação tem caráter experimental e será monitorada pelo DER-DF, devendo permanecer até fazermos uma nova avaliação do tráfego local”, afirmou o presidente da autarquia, Fauzi Nacfur Junior.
Fonte PMDF