Durante a visita ao Hospital Regional de Taguatinga (HRT), na tarde desta sexta-feira (12/1), a governadora em exercício do DF, Celina Leão, reconheceu que há uma epidemia de dengue no Distrito Federal, e declarou que o GDF está buscando soluções para reverter a situação. Segundo a governadora, na manhã desta sexta-feira (12/1), o GDF realizou uma reunião no Palácio do Buriti com os administradores regionais para tratar do tema.
“Entendemos a gravidade da crise e vamos contratar mais agentes de vigilância sanitária, porque esses agentes são importantes, pois entram nas casas das pessoas. Mas todo mundo deve ajudar. A cepa veio forte, há uma epidemia, e todos nós devemos colaborar”, frisou Celina.
Ela ainda adiantou que a Secretaria de Saúde estipulou que as unidades básicas de saúde tipo 2 coloquem pelo menos 40% da mão de obra à serviço da população. “Se sentir qualquer sintoma, vá para essa unidade tipo 2 que a pessoa vai conseguir fazer a sorologia para ver se está com dengue ou não”, recomendou.
Casos
O Distrito Federal já registrou 2.189 casos suspeitos de dengue neste ano, dos quais 2.152 são tratados como prováveis. O número leva em consideração a primeira semana epidemiológica de 2024, que analisa dados até o último sábado (6/1).
De acordo com boletim, dos casos prováveis de dengues, 95,4% são residentes no DF, totalizando 2.054. Em comparação com o mesmo período do ano passado, houve um aumento de 207% no número de possíveis ocorrências de dengue em moradores da capital federal.