Uma reunião no Ministério das Cidades deu sinal verde para que o Distrito Federal consiga um financiamento de cerca de R$ 900 milhões para investimento no metrô. O governador Ibaneis Rocha (MDB) e o deputado federal Rafael Prudente (MDB-DF) se encontraram com o ministro Jader Barbalho, na última quinta-feira (18/1), e discutiram a compra de novos trens, após a repercussão negativa do incêndio que tomou conta de um vagão, na última semana.
A reunião entre emedebistas foi articulada por Prudente, que citou a falta de grandes investimentos na Companhia do Metropolitano do DF (Metrô-DF). “Uma prioridade do Governo do DF é a compra de novos trens, que fica em torno de R$ 900 milhões. Já houve sinalização positiva do ministro nesse caso, com recursos de um financiamento mais vantajoso do que do PAC [Programa de Aceleração do Crescimento]”, comentou o deputado.
Quando houve o incêndio no vagão, o presidente do Metrô-DF, Handerson Cabral, havia adiantado o pedido de 15 novos carros, que dariam uma grande renovação à frota atual de 32 trens. Ele também esteve na reunião, que foi concluída com o compromisso do GDF de retornar na próxima semana com uma análise técnica da capacidade de endividamento.