Com quase quatro vezes mais notificações de casos de dengue do que no ano passado, o Distrito Federal começou 2024 com uma epidemia de dengue. Enquanto os casos explodem, 14 unidades básicas de saúde tiveram o horário ampliado para funcionar também no turno noturno até as 22 horas. Das 17h15 até as 21h16 dessa segunda-feira (22/1), a reportagem ligou para os telefones de contato desses centros de saúde.
“O número chamado não está atendendo e não possui caixa postal. Por favor, ligue novamente mais tarde. Obrigada”. O Metrópoles ouviu a frase anterior 44 vezes em ligações para 14 Unidades Básicas de Saúde, que tiveram o horário estendido para ajudar a combater a dengue.
De todas as UBSs com o horário noturno, apenas duas atenderam – a UBS 1 de Águas Claras e a UBS 1 de Vicente Pires. A UBS 7 de Ceilândia deu ocupado nas quatro tentativas da reportagem, já as UBS 2 tanto de Sobradinho I quanto de Sobradinho II nem sequer apresentaram o número disponível. Após a reportagem entrar em contato com a secretaria, os números foram adicionados à lista.
As unidades com o horário ampliado são: UBS 1 Asa Sul, UBS 5 Taguatinga, UBS 1 Águas Claras, UBS 2 Recanto das Emas, UBS 1 Vicente Pires, UBS 1 Santa Maria, UBS 3 Gama, UBS 1 Brazlândia, UBS 3 Ceilândia, UBS 7 Ceilândia, UBS 1 São Sebastião, UBS 1 Paranoá, UBS 2 Sobradinho I e UBS 2 Sobradinho II. Ao todo, são 176 unidades básicas que oferecem o atendimento a pacientes contra dengue.
Além da dificuldade para falar com as unidades, os números para contato, inclusive, não são fáceis de achar no site da Secretaria de Saúde. Para encontrar informações sobre as unidades, é preciso acessar a aba Serviços, em seguida Atendimentos e aí sim Unidades Básicas de Saúde. No entanto, os telefones não constam nessa parte, sendo necessário consultar o site à parte Infosaude e ir em “busca saúde”.
Outra forma é dentro do site da pasta, clicar na aba Fale com a Secretaria e lá baixar um documento de 54 páginas com a lista telefônica.
Além dos telefones das UBS, também houve tentativas para contactar a Vigilância Sanitária, mas nenhum teve resposta, de todos os disponíveis no site da pasta. As ligações para a vigilância foram realizadas em horário útil de atendimento, por volta das 15h e 16h.
Crédito da matéria / Fonte: https://www.metropoles.com/distrito-federal/dengue-no-df-12-de-14-ubss-com-horario-estendido-nao-recebem-ligacoes