Àqueles que descansarão neste sábado (27/1), a recomendação é preparar uma pipoca e se aconchegar no sofá da sala! Isso porque a previsão do tempo indica temperaturas mais amenas e chances de chuvas intensas, principalmente no fim da tarde. O céu amanheceu nublado e haverá pouca abertura do sol, conforme informações do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
Vale lembrar que a alta umidade aliada ao calor gera instabilidade e sensação de abafamento, aumentando a chance de tempestades. Por isso, o Distrito Federal está sob alerta amarelo, que indica risco moderado para chuvas, com volume de até 50 mm e ventos de 40 km/h. Essas precipitações também podem ser acompanhadas de ventanias e trovoadas.
No DF, a máxima será 28ºC, a mínima registrada foi de 18°C, na região de Águas Emendadas, em planaltina. Já a umidade deve variar de 55% a 95%. Já no Plano Piloto, a temperatura mínima foi de 18°C e pode atingir máxima de 26ºC. A umidade pode variar de 60% a 95%. Segundo Heráclio Alves, meteorologista do Inmet, toda a região central do país está passando por esse momento de instabilidade do tempo.
A recomendação é monitorar as possíveis evoluções das condições meteorológicas e os alertas da Defesa Civil do Distrito Federal (DCDF). Quem tiver interesse em receber alertas da subsecretaria precisa apenas enviar o CEP, por SMS, ao número 40199. Ademais, em caso de fortes chuvas, a recomendação é não utilizar equipamentos elétricos; evitar tomar banho durante as pancadas de chuva; não utilizar o telefone caso esteja conectado à rede elétrica; evitar a proximidade e o contato com materiais condutores de energia; manter-se sempre calçado; e, antes da tempestade, desligar todos os aparelhos eletroeletrônicos das tomadas
Na rua, também valem alguns cuidados: procurar abrigo; não se expor à chuva; não se abrigar embaixo de árvores; evitar locais próximos à rede elétrica; e manter-se no interior do carro, local isolado e seguro.
Fonte da matéria: https://www.correiobraziliense.com.br/cidades-df/2024/01/6793570-tempo-sabado-27-1-sera-de-nebulosidade-e-chance-de-chuvas-intensas.html