20.5 C
Brasília
domingo, 24/11/2024
- Patrocinado -bar do GG
InícioDestaquesDengue gera superlotação em UPA de Samambaia, com pacientes nos corredores

Dengue gera superlotação em UPA de Samambaia, com pacientes nos corredores

A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Samambaia enfrenta superlotação após a explosão de casos de dengue, com pacientes nos corredores, mais do que o dobro de atendimentos suportados pela equipe do local e doentes virando a noite sem conseguirem avaliação.

A denúncia é da Comissão de Direitos Humanos da Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF), que fez uma diligência no local ontem, sexta-feira (2/2).

Segundo informações colhidas pela equipe da Comissão, a UPA de Samambaia fechou o mês de janeiro com 12 mil atendimentos, quando a estrutura da unidade só comporta cerca de 5 mil mensais.

Pacientes chegaram a citar na manhã de hoje que estão desde a noite de quinta-feira no local, e ainda sem receber avaliação médica.

Vídeos gravados pela Comissão mostram a superlotação. Uma sala verde acabou precisando ser improvisada como sala de internação. Aqueles diagnosticados com dengue tipo C, que é menos grave, ficam recebendo atendimento na UPA.

Já aqueles com teste detectando o tipo D, mais grave, são encaminhados para o Hospital Regional de Samambaia (HRSam).

A Comissão de Direitos Humanos, presidida pelo deputado distrital Fábio Felix (PSol), vem recebendo diversas denúncias relacionadas aos atendimentos de pessoas com dengue no DF. Fábio esteve na UPA e também vai visitar as tendas de atendimentos montadas pelo governo.

Na tenda de Samambaia, a equipe parlamentar colheu informações de que cerca de 300 pessoas por dia passam por ali para realizar testes e hidratação, por exemplo.

Crédito: https://www.metropoles.com/distrito-federal/video-dengue-gera-superlotacao-em-upa-com-pacientes-nos-corredores

NOTÍCIAS RELACIONADAS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!

Últimas Notícias