Um projeto de lei apresentado na Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) pede tarifa zero no transporte público em cinco datas comemorativas. Caso avance e seja aprovado na Casa, o texto garantirá passagem gratuita em ônibus do DF durante cinco dias no ano, todos ligados à mobilidade urbana.
O texto é de autoria do deputado distrital Max Maciel (PSol). O projeto busca instituir a tarifa zero no Dia do Pedestre, 8 de agosto, Dia Mundial sem Carro, 22 de setembro, e nos Dias de comemoração e direito à cidade, 1º de janeiro, 21 de abril e 12 de outubro.
A proposta ainda requer que as as empresas e cooperativas mantenham o quantitativo de ônibus e os trajetos regulares nas datas citadas. “As datas selecionadas reforçam o debate de direito à cidade e mobilidade urbana, contribuindo para a valorização da sustentabilidade e circulação da população”, afirma a justificativa do texto.
Max Maciel ainda ressalta, no projeto, que a implementação de mecanismos como esse caminham para a “ampliação do acesso gratuito ao transporte público do Distrito Federal”.