O Distrito Federal aplicou 15.675 doses de vacina contra a dengue entre sexta-feira (9/2) e esta quinta-feira (15/2), a primeira semana da campanha de imunização. Os dados são da Secretaria de Saúde do DF, disponibilizados na noite desta quinta.
A vacinação começou na última sexta-feira (9/2), somente para a faixa etária de 10 e 11 anos. O DF recebeu um total de 71.708 doses da Qdenga, distribuídas pelo Ministério da Saúde. Portanto, ainda há 56.033 imunizantes disponíveis na rede pública para o público-alvo.
Todos as vacinas recebidas pelo DF nesse primeiro carregamento serão aplicadas como primeira dose. Daqui a 90 dias, quem recebeu a primeira aplicação deverá tomar a dose de reforço.
Se a criança tiver sido diagnosticada com dengue, deverá esperar seis meses para tomar a primeira dose. Caso haja contaminação após a primeira aplicação, deve-se manter a data prevista para a segunda, desde que haja intervalo de 30 dias entre a infecção e a dose de reforço.
A vacina é contraindicada para pacientes com imunodeficiência congênita ou adquirida – incluindo aqueles em terapias imunossupressoras –, com infecção por HIV sintomática ou com evidência de função imunológica comprometida, e pessoas com hipersensibilidade às substâncias listadas na bula.
Confira os locais de vacinação contra a dengue neste link.