Fechando a primeira fase do Candangão, o Brasiliense recebeu o Samambaia, na tarde deste domingo (10/3), e garantiu a classificação para as semifinais do Candangão ao vencer por 3 x 1. Kersul, Netinho e Gustavão balançaram a rede da Boca do Jacaré para a equipe amarela, que terminou na quarta colocação e agora enfrenta o Capital, em jogos de ida e volta. Gabriel marcou para o eliminado.
O jogo
Um jogo bem equilibrado foi apresentado na primeira etapa. Os dois times buscavam o gol de forma agressiva, explorando os lados do campo. Com dois minutos jogados, o Jacaré chegou primeiro, com um chute de Wallace por cima do gol. O Samambaia respondeu logo em seguida, com Victor Xavier limpando a marcação dentro da área para carimbar o travessão.
Aos seis minutos, a equipe do Samambaia dava indícios de que atacaria com um repertório variado. O centroavante Gabriel saiu da área para buscar a bola e finalizou de fora perto da trave esquerda. O Jacaré contra-atacou aos 11’. Júlio Lima chegou na linha de fundo e tocou para trás. Yan Lima girou em cima da defesa e bateu rasteiro para fora.
Aos 17’, Gabriel, novamente flutuando à frente da área, dominou e com espaço bateu fraco em cima do goleiro Ravel. Três minutos depois, Wallace, em cobrança de falta, colocou a bola no cantinho e Murilo caiu para fazer a defesa.
Jogando em velocidade, o Samambaia se arriscava mais no ataque. Aos 22, Emerson arrastou a marcação pela esquerda e bateu cruzado pela linha de fundo. Dez minutos mais tarde, Petrocelli viu a abertura na defesa e arriscou de fora, mas por cima da meta.
Aos 36’, Victor Xavier bateu colocado no canto e Ravel colocou para escanteio. Na cobrança, Gabriel dividiu com Keynan e desviou a bola para o fundo do gol. 1 x 0 para o Salsicha.
O Brasiliense não se abalou com o gol, e pressionou no ataque já no reinicio da partida. Aos 38’, Netinho entrou no corredor direito deixando a marcação para trás e bateu cruzando no chão, mas Murilo caiu espalmando para escanteio. Com 44 jogados, João Santos experimentou de longa distância, mas o chute não levou perigo ao gol visitante.
Segundo tempo
Com a desvantagem, o Brasiliense voltou para o segundo tempo mais agressivo. A equipe enfileirou chances criadas buscando o empate. Aos dois minutos, Kersul, de fora, finalizou por cima. Com seis no relógio, João Santos bateu um tiro livre pela esquerda. Aos 11’, foi a vez de Júlio Lima cobrar uma falta frontal, com uma pancada que saiu pelo alto.
Após a falta cobrada pelo lateral do Jacaré, o Samambaia conseguiu encaixar um ataque. Aos 12’, Lucas Victor recebeu em velocidade pala ponta e bateu em cima de Ravel. Na cobrança do escanteio, Petrocelli ficou com a sobra e isolou o chute.
Mais presente no campo de ataque, o Jacaré igualou o placar aos 14 minutos. Kersul nominou na entrada da área e bateu firme no conto de Murilo, que nada pôde fazer para evitar o 1 x 1.
A virada amarela estava se desenhando, e aconteceu aos 21 minutos. Dentro d área, o lateral Netinho brigou com e defesa pela bola e conseguiu finalizar a queima roupa cara a cara com o goleiro. O chute saiu à esquerda do gol balançando a rede.
O Samambaia teve somente mais duas chances antes do apito final. Aos 27’, Gabriel cobrou uma falta fraca nas mãos de Ravel. Com 36, Gabriel Planta arriscou do fora por cima.
O lance que matou o jogo saiu aos 37 minutos. Pedrinho chegou na linha de fundo e cruzou para Gustavão, bem posicionado, cabecear firma para fazer o 3 x 1 e garantir a vitória do Jacaré, que ainda teve uma bola no travessão no chute de Romário, aos 43’.
BRASILIENSE 3 X 1 SAMAMBAIA
Candangão 2024 – primeira fase – 9ª rodada
10/03/2024, 20h – Boca do Jacaré, Taguatinga-DF
Árbitro: Allyson Zilse
Árbitro Assistente 1: Marconi de Souza
Árbitro Assistente 2: Anna Carolina Salles
Quarto Árbitro: Leandro Oliveira
BRASILIENSE
Ravel; Netinho, Keynan, Gustavo Henrique e Júlio Lima; Wallace (Coquinho), Kersul e João Santos; Joãozinho (Pedrinho), Matheus Falero (Lila) e Yan Lima (Gustavão)
Técnico: Vilson Tadei
Gols: Kersul (14’ 2T), Netinho (21’ 2T) e Gustavão (37’ 2T)
SAMAMBAIA
Murilo; Dharllyson, Rafael Lima (Vinicius), Gustavo Rambo (Lucas Kevin) e Hugo; Petrocelli, Dandan (Planta) e Victor Xavier (Glauber); Lucas Vitor (Luquinhas), Emerson e Gabriel
Técnico: Luiz Carlos Souza
Gols: Gabriel (37’ 1T)