24.5 C
Brasília
sábado, 23/11/2024
- Patrocinado -bar do GG
InícioDistrito FederalConselheiros tutelares pedem socorro e cobram GDF por novas unidades

Conselheiros tutelares pedem socorro e cobram GDF por novas unidades

Conselheiros tutelares do Distrito Federal cobram pela ampliação no número de unidades e pedem melhores condições de trabalho e estrutura, para que possam atender à crescente demanda de casos de violação dos direitos da criança e do adolescente na capital da República

O DF conta, atualmente, com 44 Conselhos Tutelares distribuídos em 35 regiões administrativas. Em janeiro deste ano, 220 profissionais assumiram os novos mandatos para atuar nas unidades. Os conselheiros exercerão o cargo no período de 2024 a 2027, com dedicação exclusiva e salário de R$ 6.510 (valor reajustado em 40% pelo Governo do Distrito Federal).

A eleição que escolheu os novos conselheiros ocorreu em outubro do ano passado, em votação recorde, com 232 mil eleitores participando do pleito. O número é 50% maior em relação à eleição anterior, dando ao Distrito Federal o título de campeão de participação no Brasil. Além dos titulares, 440 suplentes foram eleitos.

A resolução nº 170/2014 do Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (Conanda) estabelece a proporção mínima de um Conselho Tutelar para cada 100 mil habitantes. Tanto as cidades de Taguatinga e Samambaia ultrapassam a marca de 200 mil habitantes e contam com apenas dois conselhos tutelares, cada uma.

O assunto também já chegou à Câmara Legislativa do DF (CLDF). Em outubro de 2023, o deputado distrital Joaquim Roriz Neto (PL) defendeu, durante sessão ordinária, a ampliação do número de Conselhos Tutelares.

Fonte: https://www.metropoles.com/distrito-federal/conselheiros-tutelares-pedem-socorro-e-cobram-gdf-por-novas-unidades

NOTÍCIAS RELACIONADAS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!

Últimas Notícias