19.5 C
Brasília
quinta-feira, 21/11/2024
- Patrocinado -bar do GG
InícioEsportesAnálise GE: no cartão de visita de Filipe Luís, Flamengo é intenso,...

Análise GE: no cartão de visita de Filipe Luís, Flamengo é intenso, recupera sinergia e dá passo em semifinal

O placar magro de 1 a 0 nesta partida de ida da semifinal da Copa do Brasil não retrata o que foi o jogo no Maracanã e faz o confronto ficar aberto para a decisão em São Paulo, no dia 20. Mas evidencia um excelente cartão de visita de Filipe Luís com um Flamengo intenso, com muita pressão e volume de jogo. A estreia deu bons sinais e trouxe esperança no horizonte. Seja pela postura do time ou a presença de Filipe Luís à beira do gramado, a verdade é que foi um Flamengo que o torcedor não via há muito tempo.

O primeiro tempo foi um verdadeiro amasso rubro-negro. Foi possível ver um Flamengo muito vertical, com os jogadores atuando bem mais próximo e uma movimentação bastante intensa. Time controlando o jogo, valorizando a posse com toques rápidos na bola e se mantendo no campo de ataque. Resultado disso? Muitas chances. Foram sete até o gol de Alex Sandro.

Filipe Luis orienta Arrascaeta em Flamengo x Corinthians — Foto: André DURÃO

Filipe Luis orienta Arrascaeta em Flamengo x Corinthians — Foto: André DURÃO

“Água mole em pedra dura, tanto bate até que fura”. Mas quase não furou porque o goleiro Hugo Souza fez valer os R$ 500 mil pagos para entrar em campo e salvou o Corinthians de tomar uma goleada ainda no primeiro tempo. O gol saiu aos 31, em uma jogada pelo lado esquerdo entre Bruno Henrique e Alex Sandro. O lateral foi inteligentíssimo na leitura de jogo, ameaçou o cruzamento, mas finalizou direto para o fundo da rede.

Antes disso, o goleiro Hugo já havia feito três grandes defesas: chute de primeira de Arrascaeta ainda nos primeiros minutos, outra finalização do uruguaio perto da metade do primeiro tempo e, pouco antes de sofrer o gol, salvou no reflexo um chute de letra de Gabigol.

Esse foi o primeiro tempo do Flamengo: pressionou ofensivamente dominando o campo ofensivo e pressionou defensivamente com a marcação já na saída de bola. O Rubro-Negro ditou o ritmo do jogo, foi para o intervalo com a vantagem parcial e voltou a campo para o segundo tempo com uma regularidade maior do que a vista nos últimos jogos.

A segunda etapa foi um jogo mais intenso para as duas equipes, mas com o Flamengo sendo levemente superior. O Rubro-Negro manteve a postura do primeiro tempo, mas naturalmente abaixou o ritmo aos poucos. A rotação mais baixa rubro-negra foi o suficiente para o Corinthians chegar ao ataque com muito mais facilidade do que no primeiro tempo – principalmente com contra-ataques criados por erros de passe e uma pequena dificuldade na transição defensiva.

Flamengo terminou o jogo com 55% de posse de bola. Foram 19 finalizações sendo nove no alvo. Além disso, seis finalizações defendidas e duas na trave. Foram 508 passes trocados, apenas 68 incompletos. Ao todo, 27 desarmes.

Energia, sinergia e esperança

A atmosfera do Maracanã era outra. O alto preço do ingresso e fase conturbada que vivia o time fizeram o estádio não lotar nesta decisão. Mas isso não atrapalhou a energia de quem estava presente. O pedido de “raça” antes da bola rolar foi o mais próximo de cobrança que aconteceu na noite da última quarta-feira.

Festa da torcida do Flamengo antes do jogo contra o Corinthians — Foto: Ronald Lincoln/ge

Festa da torcida do Flamengo antes do jogo contra o Corinthians — Foto: Ronald Lincoln/ge

A torcida atendeu ao pedido feito por Filipe Luís na apresentação no Ninho do Urubu. Na primeira vez falando como técnico pediu para que exista comunhão entre o time e a torcida e projetou a recuperação deste sentimento. E esta foi justamente a impressão de sua estreia como treinador profissional.

– Não falo da boca para fora: quando a torcida quer ganhar o jogo, ela ganha sozinha. Então, o apoio que teve hoje refletiu nos jogadores. Fico muito feliz de ter conseguido trazer essa energia. A comunhão com a torcida tem que crescer cada vez mais – comentou em coletiva pós-jogo.

A comunhão com a torcida pode ser combustível que o time precisa para deixar de lado mais uma eliminação precoce na Libertadores e tentar encerrar o ano de forma diferente de 2023. Ainda há um caminho para acertar questões defensivas e encontrar regularidade ofensiva. Mas o cartão de visita de Filipe Luís deu a esperança necessária para os rubro-negros acreditarem em novos ares.

Fonte: https://ge.globo.com/futebol/times/flamengo/noticia/2024/10/03/analise-no-cartao-de-visita-de-filipe-luis-flamengo-e-intenso-recupera-sinergia-e-da-passo-em-semifinal.ghtml

NOTÍCIAS RELACIONADAS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!

Últimas Notícias