Uma bebê nasceu com ectopia cordis, uma malformação congênita rara, durante um parto realizado em via pública. O caso ocorreu na tarde desta terça-feira (27/01), por volta das 15h, na QR 512 conjunto 7, em Samambaia- DF.
A ectopia cordis é uma condição extremamente rara, caracterizada pela localização parcial ou total do coração fora da cavidade torácica, com incidência estimada entre 5,5 e 8 casos a cada 1 milhão de nascimentos. De acordo com as informações, a mãe, que é dependente químic@, havia realizado apenas uma consulta de pré-natal. Ela caminhava pela região quando começou a sentir contrações e entrou em trabalho de parto ainda na rua, onde deu à luz a criança.
Pessoas que passavam pelo local acionaram profissionais da Unidade Básica de Saúde (UBS) próxima, que prestaram os primeiros atendimentos. Durante a assistência, a malformação foi identificada e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foi acionado. Uma equipe de motociclistas do SAMU chegou primeiro e realizou o seccionamento do cordão umbilical.
Em seguida, uma viatura de suporte avançado deu continuidade ao atendimento da mãe e da recém-nascida. Ambas foram encaminhadas ao Hospital Materno Infantil de Brasília (HMIB), onde permanecem sob cuidados médicos. Não temos atualizações sobre o atual estado de saúde da bebê.
Crédito: Ceilândia Muita Treta


