A vida de três amigos programadores de um pequeno estúdio no Distrito Federal mudou radicalmente depois o trio recebeu o investimento milionário de uma das maiores empresas de tecnologia do mundo. Pode parecer história de filme ou jogo modernoso de videogame, mas é trata-se da vida real.
Em Samambaia, Túlio Mendes, Igor Rachid e Otávio Soato se reúnem todos os dias para desenvolver jogos eletrônicos. Responsáveis pela criação da épica história de um guerreiro em busca de salvar a filha de gigantes em um universo fantasioso, eles não previam que um enredo maior os aguardava.O jogo demorou sete anos para ser desenvolvido e foi lançado em 2022. No mesmo ano, o projeto foi um dos 10 selecionados, entre os que concorriam em toda a América Latina, para receber o investimento de US$ 200 mil do Google – o equivalente a R$ 1 milhão.
O financiamento tinha o objetivo de permitir que os desenvolvedores adaptassem o jogo de computador para o celular. A versão para mobile foi lançada em setembro deste ano. Em três meses, o game já tinha mais de 50 mil downloads. Na plataforma para computador, o jogo chegou a 20 mil downloads.
“É uma história sobre o abandono paterno”, explicou Túlio, o idealizador do enredo do game, batizado de No Place for Bravery – Sem Lugar para Bravura, em tradução livre. Inspirado em Dom Quixote, a saga do herói em busca da filha é na verdade um delírio do personagem que, para vivenciar uma história épica, larga a família.
“O jogador, de uma forma geral, é muito acostumado a ganhar recompensa e em ser salvador. Então a gente, como criador, aproveitou disso para enganar quem joga”, completa Túlio. A ideia é que, ao longo das fases, o jogador perceba que o personagem não é confiável e que uma história não deve se basear em apenas um ponto de vista.
“O jogo se disfarça muito de ser a história de um herói, mas surge para o jogador refletir”, acrescentou o desenvolvedor. Com um estúdio independente, o game demorou sete anos para sair do papel; e de dentro do Distrito Federal, o jogo saiu para ganhar o mundo. Em 2022, o jogo brasiliense ganhou a categoria de melhor do país no Big Festival.
Fonte/Crédito: Jade Abreu, Metrópoles DF
Crédito foto: Breno Esaki/Metrópoles
Matéria completa: https://www.metropoles.com/distrito-federal/grupo-jogo-samambaia-google