O projeto Formando Cidadão, da Polícia Militar do Distrito Federal, oferece além de aulas de futebol, apoio escolar e psicológico para crianças e adolescentes entre 7 e 17 anos. A iniciativa, que começou em 2009, já beneficiou 3 mil jovens, segundo a corporação.
Atualmente, 250 alunos da rede pública da capital são acompanhados pelo projeto. A iniciativa é do 11° Batalhão da PM, de Samambaia. Segundo o projeto, a ideia é “mudar a realidade criminalidade entre os jovens”.
Segundo o subtenente da PM, Roberto Andrade, que coordena o projeto, a ideia é que o estudante a assistência ao estudante seja completa. Por isso, os militares buscam acompanhar como os alunos estão na escola e como é a realidade de cada um dentro de casa.
“A gente procura saber da família e da escola deles. Em casos mais graves, a gente corre atrás de um apoio psicológico, alimentar e de cestas básicas”, explica.
O projeto é aberto para toda comunidade, mas as inscrições não estão abertas no momento. Anualmente, a PM anuncia quando pais e mães podem inscrever os filhos.
Torneio na comunidade
A escolinha, neste domingo (23), promoveu um torneio de futebol na comunidade. Familiares e amigos dos estudantes compareceram para acompanhar o evento.
A vendedora Renata Nascimento, mãe do estudante Arthur, disse que aprova o projeto. “Eles [as crianças] crescem aqui e eu tenho certeza que vão ser profissionais no futuro”, diz.
De acordo com a mulher, o projeto ajuda na convivência social dos estudantes. “Meu esporte favorito é futebol. E é muito bom aqui”, afirma Arthur.
Segundo o comerciante Enos Ribeiro, que também foi prestigiar o filho no torneio de futebol, Samambaia precisa de mais projetos como o da PM. O homem afirma que a ideia é importante porque as crianças têm uma atividade a mais, que envolve educação e diversão.
Fonte G1DF