Uma grande conquista para os pacientes oncológicos de todo o Distrito Federal. Foi lançada no dia 3 de fevereiro (sexta-feira), na Câmara Legislativa do DF, a Frente Parlamentar de Enfrentamento ao Câncer. A iniciativa conta com apoio e liderança incondicional de um morador de Samambaia, o Edinézio Santos (Instagram: @edineziosantos.oficial). Diversas autoridades e entidades também reforçam o time @enfrentamentoaocancer.oficial.
Há anos ele vem batalhando por conquistas efetivas e que mudem a realidade dos pacientes com câncer. Sua ideia é colaborar na definição de políticas públicas, debater proposições legislativas e acompanhamento do orçamento público sobre a doença.
Foto: Eduardo F S Lima
O autor proponente da frente parlamentar é o deputado Eduardo Pedrosa (União Brasil). “Queremos ouvir os pacientes, os profissionais, os representantes da sociedade civil que atuam nessa causa, somar essas falas, e trabalharmos junto ao governo a fim de alcançar as melhorias que todos esperam”, adianta.
Já Edinezio Santos se disse bastante emocionado com a conquista. Segundo ele, a iniciativa vai ajudar milhares de pessoas não só em Samambaia como em toda capital federal. “Estamos construindo um legado que certamente vai salvar vidas. E vida não tem preço, tem valor”, reforça Edinezio. Ele também é responsável por diversos projetos sociais em benefício da população mais carente.
Foto: Eduardo F S Lima
No Hospital de Base são realizadas duas mil consultas por mês e 800 sessões de quimioterapia. Além do tratamento, o hospital conta com acompanhamentos em Mastologia, Ginecologia Oncológica, cirurgia geral, cirurgia torácica, urologia , proctologia, neurocirurgia, ortopedia e cirurgia oncológica. A informações foram divulgadas por Mariela Souza diretora-presidente do Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do Distrito Federal (IGESDF), que participou da sessão solene e falou sobre o trabalho desenvolvido pela instituição.
Também participaram da solenidade representantes da ONG Vencedoras Unidas, um grupo de apoio e convívio às mulheres com câncer. Denise Ferreira, vice-presidente da organização, e paciente em tratamento, falou sobre luta e acolhimento. “Imagina o turbilhão de sentimentos que passa na cabeça de uma pessoa ao receber um diagnóstico de câncer, é sentir como se chão se abrisse. Além disso vem todo problema que estamos falando aqui, falta de exame, falta de consulta, não consegue marcar, demoram os resultados, aí a gente entra acolhendo e levando amor àquela pessoa.”
Eduardo Pedrosa encerrou o lançamento falando das expectativas de atuação da Frente, para que ela seja iniciada a partir das discussões feitas na sessão solene e com encaminhamentos. Além disso, serão buscados resultados efetivos, fazendo visitas às unidades de saúde, entre outras ações.
Novos casos – De acordo com dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca), são esperados cerca de setecentos mil casos novos de câncer no Brasil para cada ano do triênio 2023-2025. Em 2022, o câncer de pele foi o mais incidente no País, seguido pelo de mama, próstata, cólon e reto, pulmão e estômago.
Fotos: Eduardo F S Lima