As escolas da rede pública de ensino do Distrito Federal deverão oferecer uma opção de refeição vegana aos alunos. É o que propõe o deputado distrital Ricardo Vale (PT). O parlamentar ainda destacou que o teor nutricional do prato vegano seja semelhante aos demais ofertados naquele dia.
Alimentação vegana é todo tipo de refeição que não inclua nenhum ingrediente de origem animal. O Projeto de Lei nº 313, de 2023, foi apresentado nesta quarta-feira (19/4) no plenário da Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF).
Para Vale, a proposta democratiza a alimentação nas escolas e atende as famílias que têm dificuldade para garantir, no ambiente escolar, a manutenção de tais escolhas alimentares. “Trata-se de um projeto que caminha na direção de uma tendência observada. Além do que, não será imposição de restrição, apenas será dada a liberdade de escolha”, garante o parlamentar”.
O parlamentar ainda ressaltou que o cardápio pode ser útil a pessoas que tenham intolerância à lactose ou que simplesmente prefiram uma alimentação mais saudável.
O projeto de lei ainda determina que a escola ofereça ao menos uma variedade de fruta, seja inteira ou na forma de suco.
Caso seja aprovado, os responsáveis legais terão de informar às instituições escolares sobre o tipo de dieta adotada pelo estudante. As escolas deverão ter um cadastro interno para monitorar a quantidade de alunos que vão aderir ao cardápio vegano.