O Dia do Evangélico, celebrado nesta quinta-feira (30), é um feriado local no Distrito Federal, regulamentado por uma lei de 1995. Serviços públicos, bancos, parte do comércio e serviços não funcionam, e o Metrô e os ônibus têm horário diferenciado (veja detalhes abaixo).
No entanto, segundo o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, para o funcionalismo federal, o expediente é normal nesta quinta-feira em Brasília.
O @emsamambaia fez uma lista com o que abre e o que fecha, além dos horários dos serviços públicos. Veja abaixo:
Transporte Público
Metrô: Segundo a Companhia do Metropolitano do DF (Metrô-DF), na quinta-feira (30), os trens vão circular das 7h às 19h.
Ônibus: A Secretaria Transporte e Mobilidade (Semob) definiu que, no feriado, os ônibus funcionam com tabela horária de domingo. Veja aqui os horários.
Bancos
A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) informa que as agências bancárias não abrem nesta quinta-feira (30). As áreas de autoatendimento ficam disponíveis para os clientes, bem como os canais digitais e remotos dos bancos, como internet e mobile banking.
Segurança pública
Polícia Civil: As delegacias ficam abertas 24 horas para registro de ocorrências policiais.
Polícia Militar e Corpo de Bombeiros: O Corpo de Bombeiros (CBMDF) atua de forma ininterrupta, com atendimento pelo telefone 193. Os batalhões e o serviço operacional da Polícia Militar (PMDF) também funcionam normalmente e atendem pelo número 190.
Defesa Civil: A Defesa Civil informa que não há expediente no feriado, mas que mantém uma equipe de técnicos em regime de plantão 24 horas. Em caso de necessidade, pode-se acionar o serviço pelo telefone 193 ou 199.
Comércio e shoppings
Segundo a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (Fecomércio), o varejo em geral – que engloba lojas de rua e shoppings – deve abrir normalmente, assim como as feiras, farmácias, supermercados, bares e restaurantes.
Comerciantes que trabalham com venda de carnes, gêneros alimentícios, frutas, verduras, flores, plantas, papelarias e óticas abrem de acordo com a decisão de cada empresário.
Os shoppings funcionam normalmente na quinta-feira (30). As lotéricas de rua fecham, mas, as unidades localizadas em shoppings podem operar normalmente.
Serviços Públicos
Na Hora: Todas as unidades fechadas.Procon: Os postos do Procon não abrem.
Conselho Tutelar e Centro Integrado 18 de Maio: As unidades do Conselho Tutelar estão fechadas na quarta-feira. No entanto, as demandas urgentes podem ser registradas pelo telefone 125.
Pró-Vítima: Os Núcleos do Programa Pró-Vítima não funcionam no feriado. Os funcionários operam em regime de plantão nesta quarta-feira, pelos telefones disponíveis aqui.
Detran: Não há atendimento ao público nas unidades do Departamento de Trânsito do DF (Detran-DF). As ações de educação, fiscalização e engenharia de trânsito ocorrem em regime de escala especial. Os serviços on-line, disponíveis por meio do aplicativo e do Portal de Serviços do Detran-DF, funcionam normalmente.
DER: O Departamento de Estradas de Rodagem do Distrito Federal (DER-DF) informou que não há atendimento ao público na quinta-feira (30). Além disso, no feriado, não acontecem operações de reversão no trânsito.
O Eixão está fechado ao trânsito de veículos e aberto para o público entre 6h e 18h.
INSS: As agências abrem normalmente nesta quinta-feira (30). A Central Telefônica 135 também funciona e ainda é possível acessar o serviço pela internet, através dos canais remotos.
Caesb: Não há expediente na Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb). As equipes trabalham em regime de plantão. Também não há atendimento nos escritórios e postos do Na Hora. O serviço remoto pela Agência Virtual e por meio do telefone 115 funcionam normalmente.
Neoenergia: Segundo a Neoenergia Brasília, as lojas de atendimento e a agência móvel fecham na quinta (30). Os canais digitais para atendimento seguem disponíveis 24 horas, pelo WhatsApp (61) 3465-9318, pelo aplicativo, por meio da Agência Virtual e pelo número 116.
Lazer
Zoológico: Funciona normalmente, das 8h30 às 17h, com entrada permitida até as 16h. O parque informa que o pagamento de ingressos é somente em dinheiro e a inteira custa R$ 10.
Espaços culturais: Os espaços culturais sob gestão da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do DF – disponíveis aqui – seguem horários de funcionamento normal, conforme programação de cada um.
Parques: Segundo o Instituto Brasília Ambiental (Ibram), todos os parques administrados pelo órgão funcionam normalmente.