O Arsenal irá reencontrar logo na estreia da Premier League um dos responsáveis pelo fim do sonho do título da competição na temporada passada. Os Gunners jogarão contra o Nottingham Forest, neste sábado, às 8h30 (de Brasília), com transmissão ao vivo pela ESPN no Star+.
Em 20 de maio deste ano, o clube de Londres foi derrotado pelo Forest por 1 a 0 – o resultado deu matematicamente a taça ao Manchester City. O autor do gol da equipe de Nottingham foi o atacante Taiwo Awoniyi.
Ironicamente, Awoniyi é um torcedor do Arsenal desde criança.
Nascido na Nigéria, o garoto ganhou alguns trocados fazendo bicos como pedreiro e entregador de água para seus vizinhos. Com a falta de dinheiro, ele precisava calçar chuteiras muito maiores, tendo que usar até dez pares de meias para caber nos pés.
Seus pais queriam que Awoniyi fosse médico, mas a paixão pelo futebol falou mais alto. Depois de alguns desentendimentos com a família por causa da escolha, o jovem jogou em clubes locais e pelas seleções de base da Nigéria, sendo campeão mundial sub-17, em 2013. No torneio realizado nos Emirados Árabes Unidos, ele marcou quatro gols.
Em 2015, foi para o Kalmar, da Suécia, antes de ser comprado pelo Liverpool, no ano seguinte. Nos Reds, porém, o atacante nunca conseguiu fazer uma partida pela equipe principal por causa de problemas de permissão de trabalho.
Por isso, passou os cinco anos de contrato com o clube emprestado para outras equipes. Ele defendeu FSV Frankfurt, NEC Nijmegen, Mouscron, Gent e Mainz 05 até chegar ao Union Berlin, em 2020, no qual ganhou bastante projeção. “Olhando para quantos empréstimos eu passei, esses são os anos que me moldaram e tudo pelo que trabalhei duro nos últimos seis anos acabou de existir. Não é uma jornada que tem sido fácil.”
Mesmo após ter conseguido o visto de trabalho no Reino Unido, Awoniyi resolveu permanecer no time de Berlim.
“Klopp disse que a mudança foi uma coisa boa porque sentiu que todos no Union queriam me contratar”, disse o nigeriano sobre uma conversa que teve com o técnico do Liverpool no campo de treinamento da equipe na pré-temporada de 2021. “Ele me disse que isso é o mais importante para um jovem jogador.”
A escolha foi certeira. Ele fez 20 gols na temporada 2021-2022 e ajudou a equipe a terminar a Bundesliga na surpreendente quinta posição. No ano passado chegou ao Forest para ajudar a escapar da degola.
Com 11 gols na temporada, o principal deles foi contra o Arsenal no segundo turno, que decretou a permanência do Forest na Premier League.
Awoniyi é um jogador de velocidade e força física. Ele também é bom no cabeceio e tem um bom chute. É um jogador que pode fazer a diferença em qualquer equipe.
O Arsenal vai precisar estar preparado para Awoniyi neste sábado. O atacante nigeriano está motivado para fazer um bom jogo e ajudar o Forest a vencer.