19.5 C
Brasília
domingo, 02/02/2025
- Patrocinado -bar do GG
InícioDestaquesHugo Motta é eleito presidente da Câmara com 444 votos

Hugo Motta é eleito presidente da Câmara com 444 votos

O deputado federal Hugo Motta (Republicanos-PB), 35 anos, foi eleito presidente da Câmara dos Deputados neste sábado (1º/2). Ele recebeu 444 votos de um total de 513 deputados.

Com 444 votos, Hugo Motta não conseguiu superar o antecessor e padrinho de candidatura, Arthur Lira (PP-AL), que ocupou o cargo por dois mandatos. Em 2025, Lira também foi apoiado pelo governo e oposição e cravou 464 votos, maior votação absoluta.

Também concorreram à presidência da Câmara os Deputados Marcel van Hattem (Novo-RS) e pastor Henrique Vieira (PSol-RJ). Na eleição, van Hattem obteve 31 votos, e Henrique Vieira, 22.

Motta é o líder da bancada do Republicanos na Câmara e médico de formação. Casado e pai de dois filhos, está no quarto mandato na Casa. Foi eleito ao cargo pela primeira vez em 2010, aos 21 anos, se tornando o deputado federal mais jovem a assumir a função.

No início da tarde, o Senado Federal também elegeu um novo presidente: Davi Alcolumbre (União-AP) volta ao cargo para mais um mandato de dois anos.

Na disputa, Motta desbancou adversários como o líder do União Brasil, Elmar Nascimento (BA), e o líder do PSD, Antonio Brito (BA).

A aliança política articulada por Motta e Lira obteve o apoio de partidos das mais diferentes vertentes políticas, como MDB, PT, PL, União Brasil, PSD, Republicanos, Rede, Solidariedade, PRD, PSDB/Cidadania, PCdoB, PDT, PSB, PV, PP, Podemos e Avante. Apenas o Novo e o PSol não apoiaram a candidatura do paraibano, lançando candidatos próprios.

Neste sábado também foram eleitos os deputados que vão compor a Mesa Diretora, entre vice-presidentes e secretários. Veja como ficará:

1ª vice-presidência: Altineu Côrtes (PL-RJ);
2ª vice-presidencia: Elmar Nascimento (União-BA);
1ª secretaria: Carlos Veras (PT-PE);
2ª secretaria: Lula da Fonte (PP-PE);
3ª secretaria: Delegada Katarina (PSD-SE);
4ª secretaria: Sergio Souza (MDB-PR).

Durante o discurso de posse, o agora novo presidente da Câmara dos Deputados relembrou Ulysses Guimarães, presidente da Assembleia Nacional Constituinte de 1987–1988.

“Começo assim, sob o impacto da confiança depositada em mim por vossas excelências. E vejo este plenário deste ponto de observação tão singular e não posso deixar de lembrar e me emocionar que esta é e será sempre a cadeira do senhor diretas, do senhor democracia, a eterna cadeira do pai de nossa Constituição, Ulysses Guimarães”, disse Motta.

Hugo Motta também criticou o arranjo entre Legislativo e Executivo conhecido como “toma lá, dá cá”, quando há troca de favores para aprovação de projetos prioritários para o Palácio do Planalto.

“Saímos do presidencialismo absolutista por obra e graça de uma Constituição legítima e promulgada e, pelas circunstâncias, resvalamos por outros meios para um absolutismo presidencial que a Constituição não previa através do arranjo da cooptação do parlamento, do toma lá dá cá, de uma espécie de arrendamento do poder do legislativo pelo executivo”, pontuou o novo presidente.

Fonte: Metropoles

 

NOTÍCIAS RELACIONADAS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!

Últimas Notícias