25.5 C
Brasília
quinta-feira, 12/02/2026
- Patrocinado -anuncie
InícioDestaquesIbaneis vai se afastar do cargo de governador em março; entenda

Ibaneis vai se afastar do cargo de governador em março; entenda

O governador Ibaneis Rocha (MDB) afirmou que vai se afastar do cargo no Governo do Distrito Federal em 28 de março. Esse afastamento para quem quer disputar as eleições é conhecido como desincompatibilização eleitoral.

🔎 Desincompatibilização eleitoral: o candidato é obrigado a se afastar do cargo público que ocupa para estar apto a disputar as eleições. Essa é uma forma de evitar abuso de poder econômico ou político nas eleições, o que pode desequilibrar o pleito.

Mas a saída de Ibaneis ocorre uma semana antes do fim do prazo determinado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que se encerra em 4 de abril — seis meses antes das eleições.

Segundo Ibaneis, o objetivo é não “misturar a religião com a política” por conta do feriado da Semana Santa, comemorado entre 29 de março e 5 de abril.

Para que serve a desincompatibilização eleitoral?

Eleição de A a Z: entenda regras para candidatura de quem já ocupa cargo público

Em qualquer corrida, os pilotos precisam ter igualdade de condições para competir. Quando o assunto é eleição, não é diferente.

Por isso, a lei eleitoral prevê a necessidade de desincompatibilização, ou seja, de que candidatos se afastem de cargos públicos.

O objetivo é impedir que o servidor tire vantagem do cargo que ocupa e utilize a máquina pública em benefício próprio.

Como funciona?

A desincompatibilização pode ser:

  • definitiva: para aqueles que têm cargo eletivo
  • temporária: para servidores concursados

Ela só não é necessária em duas situações:

  • Para quem tem um mandato no legislativo: um deputado federal ou senador, por exemplo, pode continuar no cargo mesmo se estiver concorrendo ao governo estadual.
  • Para quem está tentando a reeleição, como um presidente ou governador: nesses casos, há instrumentos para tentar evitar que os candidatos usem o governo como ferramenta de campanha. Três meses antes da eleição, ele não poder promover ou participar de inauguração de obras ou reajustar salário de servidores.

Qual é o prazo?

O prazo para a desincompatibilização varia de três a seis meses antes da eleição – dependendo do cargo ocupado atualmente por quem pretende concorrer e a vaga que a pessoa busca na eleição.

👉 O Tribunal Superior Eleitoral disponibiliza uma plataforma para consulta dos prazos aqui.

Veja calendário com as datas-chave da eleição em 2026. — Foto: Arte/g1
NOTÍCIAS RELACIONADAS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!

Últimas Notícias