Uma mulher idosa sofreu cortes profundos após o vaso do banheiro do Restaurante Comunitário de Samambaia, no Distrito Federal, quebrar enquanto ela estava sentada. O acidente foi na tarde de sexta-feira (18). VEJA NOS STORYS A IMAGEM DO VASO QUEBRADO APÓS O ACIDENTE.
Venina de Sousa, de 67 anos, conta que não percebeu que o vaso estava desparafusado. Ela diz que uma funcionária do restaurante a ajudou a limpar o sangue e que o Samu foi acionado, mas que nenhuma ambulância foi prestar socorro. Ela ligou para um amigo, que a levou para o hospital. A idosa passou por uma cirurgia e agora deve ficar em repouso.
“O Samu mandou dois ‘marmanjos’ de moto querendo que eu seguisse eles até o posto de saúde ao lado, eu disse que não”, conta.
Em nota, a Secretaria De Desenvolvimento Social lamentou o ocorrido e disse que o SAMU chegou ao local rapidamente após ser acionado pela equipe do restaurante comunitário;
Já a Novacap, responsável pela obra, informou que todos os equipamentos do restaurante são “novos e de qualidade”. Disse ainda que o local passou por auditoria da vigilância sanitária em outubro de 2024 e por monitoramento de segurança interno no mês passado;
A Secretaria de Saúde informou que no momento da ocorrência não havia ambulância disponível, por isso foi enviada a dupla de motos, que serve para avaliar a situação e fazer os primeiros atendimentos. A pasta diz ainda que a paciente recusou o atendimento e decidiu ir por meios próprios até uma unidade de saúde mais próxima.
“Minha sorte é que tinha um negócio de ferro e me segurei, mas caí sentada em cima, cortou tudo. […] Faltou respeito, suporte, humanidade e consideração com o ser humano, que sou eu”, diz Venina (veja vídeo acima).
Crédito: G1DF