24.5 C
Brasília
quarta-feira, 18/09/2024
- Patrocinado -bar do GG
InícioDistrito FederalIPVA: pagamento de cota única para placas de fim 1 e 2...

IPVA: pagamento de cota única para placas de fim 1 e 2 vai até esta 2ª

O pagamento das primeiras parcelas ou cotas únicas do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) pode ser quitado com desconto de 10% pelos donos de veículos do Distrito Federal até está segunda-feira (19/2). A data de vencimento vale para automóveis com placas terminadas em 1 e 2.

O cronograma de pagamento seguirá durante esta semana, com base no algarismo final das placas. Na terça-feira (20/2), vence o prazo de veículos com placas terminadas em 3 e 4; na quarta (21/2), 5 e 6; na quinta (22/2), 7 e 8; e na sexta (23/2), 9 ou 0.

É possível pagar o IPVA em parcela única ou até seis vezes, contanto que o valor mensal seja de, no mínimo, R$ 50. Até o momento, pouco mais de 17% dos brasilienses optaram pela modalidade.

No Distrito Federal, 673.908 contribuintes terão de pagar o imposto em 2024, ano em que o Governo do Distrito Federal (GDF) espera arrecadar R$ 1,7 bilhão.

O prazo para pagamento da sexta e última parcela do tributo será entre os dias 22 e 26 de julho. A falta de pagamento pode levar à retenção do veículo pelo Departamento de Trânsito (Detran-DF), o que impede a circulação do automóvel até que se regularize a situação.

Para emitir a segunda via do boleto, basta acessar o site da Receita do Distrito Federal.

Quem está isento?

O IPVA é cobrado para veículos fabricados a partir de 1994, que representam uma frota de 1.790.491 veículos atualmente.

A lei que regulamenta o imposto prevê isenção para contribuintes como pessoas com deficiência (PCDs), taxistas, condutores de motofrete, operadores de tratores agrícolas, motoristas de veículos diplomáticos e de transporte público coletivo, condutores de veículos governamentais com mais de 15 anos de uso, compradores de automóveis no ano da aquisição, donos de modelos híbridos, elétricos ou de autoescola.

A isenção é concedida automaticamente com base nos registros do Detran-DF exceto para PCDs, que precisam fornecer documentação médica por meio do Atendimento Virtual da Secretaria de Economia para comprovar a deficiência.

Com informações da Agência Brasília

NOTÍCIAS RELACIONADAS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!

Últimas Notícias