A Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF) vai ampliar a campanha de vacinação contra a gripe para os grupos prioritários. A partir desta segunda-feira (10), a imunização estará disponível para:
- Idosos com 60 anos ou mais
- Gestantes e puérperas
- Professores das escolas públicas e privadas
- Trabalhadores da saúde
- Trabalhadores de transporte coletivo rodoviário
- Caminhoneiros
- Portuários
- Profissionais das forças de segurança e salvamento e das forças armadas
- Funcionários do sistema prisional
- Adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas
- População privada de liberdade
- Pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais
- Pessoas com deficiência permanente
- Povos indígenas
Os grupos prioritários poderão ser atendidos nos 130 pontos de imunização, com atendimento de segunda a sexta-feira, além de ações aos finais de semana. A lista completa dos locais está disponível no site da Secretaria de Saúde.
De acordo com a pasta, 1.137.399 pessoas são esperadas nas salas de vacina. Até este domingo (9), a vacina contra a gripe estava disponível apenas para as crianças de 6 meses a 5 anos, 11 meses e 29 dias, por causa dos surtos de doenças respiratórias nessa faixa etária.
Quem for se vacinar deve ir aos locais de vacinação com documento de identificação, cartão de vacina e, se for o caso, comprovante da situação clínica, doença crônica ou da profissão. Para confirmar a profissão, o paciente deve apresentar o crachá ou contracheque, entre outros documentos. Já questões de saúde devem ser comprovadas por meio de relatório médico ou de exames.
Não podem se vacinar: pessoas com febre, sintomas gripais ou contaminadas pela Covid-19.
Fonte G1DF