28.5 C
Brasília
sexta-feira, 20/09/2024
- Patrocinado -bar do GG
InícioDistrito FederalNota Legal: como se cadastrar para abater impostos no Distrito Federal

Nota Legal: como se cadastrar para abater impostos no Distrito Federal

Mais de 800 mil consumidores não cadastrados no programa Nota Legal têm saldos que poderiam ser usados para abater impostos de imóveis e veículos no Distrito Federal.

Nesta quinta-feira (4/1) inicia-se o prazo de indicações de créditos do Nota Legal para abatimento no Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) ou Imposto sobre Propriedade de Veículo Automotor (IPVA).

O abatimento só pode ser feito caso os consumidores sejam os proprietários do imóvel e do veículo. Ou seja, não é possível transferir o desconto para terceiros.

O cadastro pode ser feito em poucos passos no site do Nota Legal, acessível neste link. O consumidor vai precisar registrar dados pessoais, Cadastro de Pessoa Física (CPF) e o endereço de residência.

O consumidor pode aplicar os créditos do Nota Legal até 31 de janeiro. Na sequência, poderá emitir o boleto com o valor atualizado dos impostos, com os devidos descontos.

Para o IPVA, o veículo deve estar em nome do contribuinte, conforme cadastro do veículo no Detran. No caso de imóveis, o bem deve estar em nome do contribuinte no cadastro imobiliário.

Casal

Caso seja o automóvel ou imóvel seja propriedade de um casal, e conste apenas o CPF de um dos cônjuges, o contribuinte deve solicitar a alteração no cadastro imobiliário para inserção do CPF do companheiro.

O consumidor deve acessar o Atendimento Virtual da Receita do DF. Clicar em: “Assunto: Nota Legal/Tipo de Atendimento: Alteração de propriedade de imóveis”. Em seguida, deve ser anexada a certidão de casamento.

Para os contribuintes que não possuem bens tributáveis em seu nome, há a opção de receber os créditos em dinheiro, direto na conta. O período para indicação, porém, está previsto para junho.

Notas fiscais

O Nota Legal foi criado em 2008 com o intuito de incentivar a emissão de notas fiscais. Nele, pessoas físicas e empresas optantes pelo Simples Nacional conseguem recuperar até 30% do ICMS e do ISS recolhido.

Para acumular créditos, basta que o contribuinte informe CPF ou CNPJ no documento fiscal – e todas as notas fiscais ficam disponíveis para consulta no site do programa, além do aplicativo Economia DF.

Fonte: https://www.metropoles.com/distrito-federal/nota-legal-como-se-cadastrar-para-abater-impostos-no-distrito-federal

NOTÍCIAS RELACIONADAS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!

Últimas Notícias