23.5 C
Brasília
sábado, 23/11/2024
- Patrocinado -bar do GG
InícioDistrito FederalNota Legal: prazo para indicar crédito de IPTU ou IPVA começa nesta...

Nota Legal: prazo para indicar crédito de IPTU ou IPVA começa nesta quinta (4)

A indicação de crédito do programa Nota Legal começa nesta quinta-feira (4) para os contribuintes que desejam usar o valor como desconto na hora de pagar o Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) ou o Imposto sobre Propriedade de Veículo Automotor (IPVA). Os créditos valem para os impostos referentes a 2024.

O prazo final para a indicação é 31 de janeiro. O crédito é pessoal e intransferível e a indicação para abatimento nesses impostos requer que o bem seja de propriedade do contribuinte.

Para aqueles que não possuem imóveis ou veículos vinculados ao nome, podem solicitar o recebimento do crédito em dinheiro. No entanto, ainda não há previsão de quando essa indicação pode ser feita.

Quem ainda não participa do programa também pode se inscrever. Para isso, é preciso:

  • Acessar o portal aqui;
  • Cadastrar informações pessoais, como RG e CPF;
  • Para serem validadas, as informações devem ser condizentes com as contidas no banco de dados da Receita Federal.

Quem já é cadastrado pode consultar o saldo de crédito disponível no próprio site. Também é possível atualizar os dados, fazer a indicação do crédito e emitir o boleto bancário com o valor atualizado do imposto.

Bens devem ser de propriedade do contribuinte 🏘️🚙

Se a indicação for para o IPVA, as informações devem coincidir com os dados relacionados no cadastro do veículo junto ao Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran). Caso seja para o IPTU, elas devem coincidir com o cadastro imobiliário do DF, pois é necessária a comprovação da propriedade do bem.

No caso de o imóvel ser propriedade do casal, mas somente o CPF de um dos cônjuges estiver cadastrado, o contribuinte deve abrir demanda no atendimento virtual da Receita do DF para solicitar a inserção do CPF não integrado.

Como funciona o Nota Legal 💰

Criado em 2008, o Nota Legal tem a finalidade de estimular o consumidor a solicitar a emissão da nota fiscal na hora da compra. O programa é uma ação conjunta de educação fiscal que ajuda na redução do mercado informal e favorece o aumento da arrecadação do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) e do Imposto sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISS), o que atenua a evasão e a sonegação dos impostos destinados aos programas públicos do GDF.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!

Últimas Notícias