O ano letivo de 2024 começa nesta segunda-feira (19/2) e, enquanto as aulas voltam, persiste a polêmica do Novo Ensino Médio. O Distrito Federal conta com 200 disciplinas eletivas distribuídas pela rede pública escolar, que abordam eixos diferentes entre si. Os conteúdos constam no site da Secretaria de Educação.
Neste ano, estão disponíveis disciplinas com os temas Narrativas com RPG, Fundamentos Agroecológicos, Fotografia, Mitologia, Horta, Simulação de Júri, Linguagem no Ambiente de Trabalho, No universo da Mitologia e outros. Essas matérias são escolhidas pelos alunos e, na seleção, competem com História para o PAS, Física para o ENEM [Exame Nacional de Ensino Médio], Literatura, Filosofia etc.
O Novo Ensino Médio substituiu o formato anterior em que havia 13 disciplinas obrigatórias iguais para todos os estudantes em 3 mil horas por ano. Com o modelo recente, o total de carga horária é o mesmo, sendo que 60% (1,8 mil horas) são para disciplinas obrigatórias e em comum a todos os estudantes. As 1,2 mil horas restantes, correspondentes a 40% do período, são direcionadas para currículos específicos para cada aluno.
O formato pouco conteudista é criticado e elogiado por especialistas. Quem discorda aponta que há uma segregação de estudantes da rede pública e particular. Enquanto a rede privada mantém o ensino das disciplinas que inclusive visam a aprovação do vestibular, a rede pública favorece escolhas que não devem repercutir na inserção do estudante no ensino superior.
Para os apoiadores do modelo, os estudantes podem cursar as áreas que mais interessam, o que tende a estimular a permanência no ensino.
Novo ensino médio
A lei nº 13.415, de 2017 instituiu uma nova base nacional comum curricular, que divide o ensino em cinco eixos:
- Linguagens e suas tecnologias;
- Matemática e suas tecnologias;
- Ciências da natureza e suas tecnologias;
- Ciências humanas e sociais aplicadas;
- Formação técnica e profissional.
É obrigatório que todos os alunos cursem português e matemática. As demais disciplinas têm que compor os eixos, mas podem ser escolhidas pelo aluno e pela instituição, conforme o interesse.