Nos dias 13 e 14 de julho, o Teatro Paulo Autran no Sesc de Taguatinga Norte, receberá em seu palco o espetáculo “OFFLINE”, que nasceu em 2020 durante a pandemia.
Moradores de Samambaia e Taguatinga, duas importantes quebradas do DF, os atores Alan Beltrão e Gabriel Cabral estrearam OFFLINE na tradicional mostra Cometa Cenas, da UnB. Na ocasião, o trabalho foi transmitido pela internet e obteve boa aceitação do público. Naquele momento, os artistas apostaram fundo em criar uma experiência teatral que dialogasse com a linguagem do audiovisual, fazendo daquela apresentação, não somente uma transmissão fria de um espetáculo sendo exibido por uma tela, mas propondo que a própria tela fosse utilizada como elemento cênico, dando uma atmosfera teatral e envolvente aos espectadores que viram o formado online.
“Mesclar ao teatro outras linguagens, principalmente o audiovisual, não surgiu com a pandemia. Christiane Jatahy é um exemplo de artista que se desafiava na fronteira entre teatro e cinema. A grande questão é que a quarentena trouxe a obrigatoriedade da suspensão do fazer teatral presencial, impulsionando os artistas cênicos a se redescobrirem em frente a uma câmera”, explica Allan Beltrão, um dos atores da peça.
É TEATRO OU É VÍDEO?
A pergunta que foi incansavelmente feita entre 2020 e 2021 hoje já tem uma resposta prática e clara: a arte pode ser híbrida e sem catalogação de linguagem. O próprio ofício do ator transita entre as linhas de trabalho. Isso faz com que os atores se tornem mais versáteis para transitar por esses desafios artísticos. O desafio maior é o de a peça ser INTEIRAMENTE INDEPENDENTE, mostrando a força e a ousadia que só quem é de periferia entende.
A interação virtual de “Offline” foi intrigante, pois os artistas passaram a dialogar diretamente com o público da internet, desde comentários e curtidas, de menções a mensagens pelo direct, mostrando que, de um modo ou de outro, a mensagem teatral chega ao público com força e uma pitada de graça e ironia.
Agora, em formato presencial, as interações serão outras, claro. O espetáculo foi readaptado para seu local de origem: o palco… Aliás, um dos mais celebrados palcos do DF, que é o do Teatro SESC Paulo Autran, em Taguatinga.
De cara nova, “Offline” e em formato presencial no teatro, a reestreia não marca somente sua nova versão nos palcos, mas também inaugura a Dupla Face Cia. teatral, fundada pelos atores que compõem o elenco do espetáculo. A proposta da Dupla Face carrega a mesma essência de sua primeira versão transmitida.
Os atores darão vida a dois blogueiros brasilienses que estão imersos em um mundo digital paralelo à realidade. A peça conta com boas doses de bom humor e sarcasmo, refletindo sobre os influenciadores, as táticas de sedução do público e a corrida incessante por likes, publis e collabs. Tudo, claro, pensando no modus operandi dos digitais influencers do quadradinho.
“Agora, o desafio é outro… É fazer com que o público vá ao teatro! Relativamente, temos alcançado um bom número de visualizações com a divulgação do espetáculo pelas redes sociais, mas quando olhamos o número de ingressos vendidos, nos deparamos com um resultado que se contrapõe aos alcances que conseguimos nas mídias, como: Instagram e TikTok. Conseguimos atrair o olhar do público, mas agora, queremos estes olhares direcionados ao palco no teatro”, reflete o ator Gabriel Cabral.
Os ingressos estão disponíveis via plataforma Sympla. Outras informações sobre o espetáculo e a companhia podem ser encontradas na página do Instagram: @
SERVIÇO
OFFLINE NO TEATRO PAULO AUTRAN
Quando: 13 (sábado) e 14 (domingo) de julho
Sábado às 20h | Domingo às 19h.
Local: Teatro Paulo Autran – Sesc Taguatinga Norte
St. B Norte CNB 12 Área Especial 02/03 – Taguatinga
Ingressos: R$ 40 (inteira) R$ 20 (meia)
Classificação: 14 anos
Ingressos disponíveis via Sympla. Compre CLICANDO AQUI.
FICHA TÉCNICA
Realização: Dupla Face Cia Teatral
Ator e Iluminador: Alan Beltrão
Ator e Cenógrafo: Gabriel Cabral
Produção: Arthur Nobrega e Beatriz Gasparotto
Sonoplasta: Ártemis Violeta Okada
Operador de luz e som: Luigi Costa
Fotógrafo: Diogo do Prado
Audiodescritor: Christopher Silveira
Intérprete: Ana Paula Silva e Vanessa Quaresma
Assessoria de Imprensa: Josuel Junior