A Polícia Militar do Distrito Federal realizou a “Operação 3K” em comemoração aos 10 anos da campanha MAIO AMARELO. O objetivo da operação, conduzida pelo Comando de Policiamento de Trânsito (CPTran) e pelos Batalhões de Policiamento de Trânsito (BPTran) e de Policiamento Rodoviário (BPRV), foi proporcionar segurança à população e tornar o trânsito do DF mais seguro.
A operação contou com a participação de mais de 136 policiais militares, 59 viaturas, quatro guinchos, uma aeronave do Bavop-PMDF e cães de busca e resgate. As equipes trabalharam em pontos de bloqueio nas cidades de Ceilândia, Samambaia e Taguatinga. O tenente-coronel André Caldas, comandante do BPTran, destaca a boa receptividade da população em relação a essas ações e o apoio recebido pelas equipes.
O tenente-coronel Batista, comandante do BPRV, menciona que essas ações resultaram em uma redução de 25% no número de mortes no primeiro trimestre de 2023 em comparação com o mesmo período de 2022. A operação obteve sucesso, conforme indicado pelos seguintes resultados: 913 pessoas abordadas, 875 veículos abordados, 225 casos de embriaguez ao volante, 39 casos de habilitação vencida, 41 condutores sem habilitação, 1 veículo roubado recuperado e 1 indivíduo foragido da Justiça.