Um prédio localizado na QN 122 conj. 13, em Samambaia Sul, foi evacuado pelo Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF) e posteriormente interditado pela Defesa Civil, após a descoberta de rachaduras nas paredes dos apartamentos.
O caso foi atendido pelo CBMDF às 18h07 do dia 19 de fevereiro, com três viaturas empenhadas. Após uma inspeção, a equipe de resposta à emergência constatou que as rachaduras, com mais de dois centímetros de largura, representavam um risco iminente para a estrutura do edifício.
De acordo com relatos dos moradores, barulhos provenientes da estrutura do prédio foram ouvidos no dia do incidente, seguidos pelo surgimento das rachaduras. Diante da situação, o comandante do socorro optou pela evacuação do prédio, que abrigava três famílias, totalizando nove pessoas, além de uma loja no térreo, que empregava seis pessoas.
A Defesa Civil foi acionada para avaliar a situação da edificação, resultando na interdição tanto do prédio onde foram encontradas as anomalias quanto do prédio adjacente, devido à presença de pequenas trincas na laje. Enquanto os apartamentos do primeiro edifício estavam ocupados, a segunda estrutura estava desocupada, com exceção da loja no térreo.
Segundo informações, o proprietário do imóvel não reside no Distrito Federal, sendo uma imobiliária responsável pela administração. A Defesa Civil planeja contatar os responsáveis para exigir um laudo de segurança antes que os moradores possam retornar aos apartamentos.
Durante a operação, foi permitido aos moradores acessar o prédio, um por vez, para recuperar documentos e pertences pessoais.