A Escola Classe 111 de Samambaia promoveu, no último final de semana, a culminância do projeto Ler, ouvir, sentir e se reconhecer – Aprendendo por meio das emoções e sentimentos, atividade que evidenciou o processo de construção de conhecimento emocional através da literatura. Durante todo o ano os(as) estudantes trabalharam com as cinco emoções base (alegria, tristeza, raiva, medo e nojo). Entendendo o que são emoções e sentimentos, compreendendo que cada um deve sentir e acolher cada emoção, aprendendo a gerenciar os sentimentos decorrentes.
O Projeto surgiu da necessidade de se falar sobre emoções e sentimentos, e como a escola é lugar de construção de pensamentos e ideias. Diante disto a EC resolveu abordar esse tema trabalhando com os(as) estudantes a importância de nomear as emoções, sentir, se acolher e descobrir o que fazer com essas emoções. Os(as) alunos(as) também perceberam que é sempre importante validar as emoções do outro, com respeito, empatia e cuidado. Assim como é preciso compreender o que se quer comunicar e como comunicar.
Além da leitura de livros sobre valores, emoções e sentimentos, foram desenvolvidas diversas ações. Tais como rodas de conversas com os estudantes a fim de que tenham um momento de fala; releitura colaborativa; caixa das emoções; história de empatia; quadro dos sonhos; e pote da gratidão.
O projeto foi um dos premiados no edital sobre Saúde Mental, uma iniciativa da Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF).
Fonte SIPRO-DF