28.5 C
Brasília
sexta-feira, 20/09/2024
- Patrocinado -bar do GG
InícioDistrito FederalReservatório em 47% alerta para nova crise hídrica em breve no DF

Reservatório em 47% alerta para nova crise hídrica em breve no DF

Em meio à pior seca dos últimos 44 anos, o Distrito Federal está há quase 140 dias sem chuvas. A estiagem é prejudicial à saúde e pode afetar os recursos hídricos da capital federal. O reservatório de Santa Maria — um dos três que abastecem os brasilienses — está com 47% da sua capacidade total. O valor é 50,41% menor do que ao volume registrado na mesma data em 2020. Para especialistas, os números indicam que o DF deve viver uma nova crise hídrica nos próximos anos.

O DF conta com três reservatórios de água. O de Santa Maria, abastece 19% da população. O maior, o do Descoberto, é responsável por 64% do abastecimento; e o Corumbá IV é um reservatório de usos múltiplos e serve como apoio ao Descoberto. Apesar do nível baixo do reservatório de Santa Maria, o Descoberto opera com 81,5% — valor 9% menor que o de 2020.

A Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal (Adasa) realiza o acompanhamento do volume útil dos reservatórios Descoberto e Santa Maria diariamente. José Francisco Gonçalves, professor do Departamento de Ecologia da Universidade de Brasília (UnB), explica que, os atuais níveis não são alarmantes para o momento, mas trazem um alerta.

Fonte: Metrópoles-DF

NOTÍCIAS RELACIONADAS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!

Últimas Notícias