A equipe sub-16 do Samambaia entrou em campo, nesta quarta-feira (17/1), para um momento memorável: a disputa do primeiro amistoso internacional de sua história. O time enfrentou a equipe sub-15 do Independiente del Valle, do Equador.
Os equatorianos estavam em Brasília em uma conexão aérea antes de partir para o Rio Grande do Sul, onde disputarão o Encontro de Futebol Infantil Pan-americano (EPIFAN), competição que reúne campeões do Brasil e América do Sul no sub-15, e tradicionalmente é disputada na cidade de Alegrete.
O Samambaia entrou em campo com a maioria dos jogadores da geração 08, mesclados com alguns da geração 07. O jogo foi bem disputado e teve muito equilíbrio na primeira etapa. O Samambaia teve boas chances mas o placar permaneceu em 0 x 0. Já na segunda etapa, as equipes se movimentaram, visando dar chances a todos os atletas.
A equipe candanga teve as melhores chances e abriu o placar com Efraim, da geração 08, em boa finalização. O jogo estava sob controle do Samambaia, mas o time acabou levando o empate na metade da segunda etapa.
A coordenadora de base do sub-15 e sub-17 do Samambaia, através da escolinha Prata da Casa, Lucélia Bernardi, falou sobre a partida e se mostrou feliz pelo amistoso.
“Ficamos surpresos pois a equipe mostrou um trabalho muito bom, e nós jogamos no mesmo nível e em momentos da partida até fomos melhores, isso demonstra que o trabalho tem sido bem feito, foi importante ter essa oportunidade para os garotos”, disse.
Histórico internacional
Segundo pesquisa realizada pelo Metrópoles, esse foi o primeiro amistoso internacional contra uma equipe aqui no Distrito Federal, já que no histórico recente, os outros jogos aconteceram contra seleções.
O último amistoso que se tem notícia na capital federal contra uma seleção de outro país, foi em 20 de agosto de 2014, quando o Brasiliense jogou pela primeira vez um jogo internacional e venceu a seleção da Etiópia por 2 x 0. Na ocasião, os etíopes se preparavam para as Eliminatórias da Copa Africana de Nações.