Samambaia é a Região Administrativa XII e está na segunda posição como RA com maior população do DF, atrás somente da Ceilândia. Ela teve o seu início no ano de 1985 com a migração de dois habitantes.
Ela também é uma das maiores RAs do Distrito Federal e foi construída com base em um planejamento urbanístico que serviu como modelo para outras regiões próximas como o Riacho Fundo, o Recanto das Emas e São Sebastião.
A cidade é enorme e oferece diversos tipos de atrativos, como bares, restaurantes, lanchonetes, casas de festa e pontos de interesse para os seus habitantes e para moradores de cidades vizinhas.
Dados de Samambaia
Em 1988, Samambaia tornou-se Região Administrativa, deixando de fazer parte de Taguatinga e hoje é dividida em Samambaia Sul e Norte, além de abrigar uma área rural.
Seu nome foi dado por conta do córrego que corta a sua região, onde é repleto da planta samambaia, que deu origem ao nome da cidade.
A região de Samambaia é autossuficiente e possui todos os serviços necessários para uma boa estrutura urbana. Contém duas delegacias de Polícia Civil e uma da Polícia Militar, além de contar com postos policiais de apoio espalhados pela cidade.
Na saúde a região pode contar com o Hospital Regional da Samambaia, 4 centros de saúde, 4 unidades da clínica da família, 1 unidade de pronto atendimento e 3 unidades básicas de saúde. Bastante não? É para tentar suprir a necessidade de sua grande população.
Na educação conta com 9 Centros de ensino fundamental, 21 escolas classe, 2 centros de educação infantil e 2 escolas de ensino médio, além de várias outras unidades privadas e cursos profissionalizantes.
Também conta com uma unidade de restaurante comunitário, o famoso “Rorizão”, chamado assim pelos moradores do Distrito Federal, em homenagem ao seu criador. O restaurante oferece comida de qualidade a um preço acessível para a sua população.
Samambaia tem cerca de 255 mil habitantes e é composta por 51,13% mulheres e 48,87 homens. A região conta com mais de 65 mil domicílios e a média de moradores por residência é de 3,71, segundo dados da Codeplan.
Crescimento de Samambaia
A região vem crescendo muito nos últimos anos porque grandes empresas e imobiliárias estão investindo por lá, tanto na construção de novos condomínios e empreendimentos residenciais.
Samambaia fica bem próxima de outras grandes Regiões Administrativas do Distrito Federal, como Taguatinga, Ceilândia e Recanto das Emas e isso tem feito com que os empresários busquem cada vez mais investir na região.
O governo acredita que Samambaia se tornará um Polo Econômico e está investindo em melhorias para a qualidade de vida na região. Isso tem feito com que pessoas de classe média se mudem para lá, fazendo com que o ramo imobiliário fique a todo vapor.
Pontos turísticos de samambaia
Samambaia conta com muitas coisas para se fazer e tem alguns pontos marcantes para a história de Brasília. É uma região que possui muitas áreas livres, parques e igrejas. Confira alguns desses locais abaixo.
Parque Três Meninas
O Parque Ecológico Três Meninas é considerado um marco tanto na história de Brasília quanto de Samambaia. Ele está localizado na quadra 611 da Samambaia Norte. O local onde o parque se encontra hoje era uma fazenda na década de 60.
No parque é possível conferir três pequenas casas que foram feitas pelos antigos proprietários para suas filhas. Além disso, o parque conta pistas de skate, brinquedos para crianças, quadras poliesportivas e ciclovias.
O grande objetivo do parque é sensibilizar a população sobre a importância do meio ambiente. Eles falam sobre o cerrado e também mostram os aspectos históricos do parque.
Estádio Regional de Samambaia
O Estádio Regional de Samambaia, também conhecido popularmente como Rorizão, em homenagem ao ex-governador de Brasília Joaquim Roriz foi inaugurado em 1994, onde foi realizada sua primeira partida entre Samambaia F.C x Taguatinga. A partida terminou com a vitória dos donos da casa por 1×0.
O estádio se localiza no centro urbano na quadra 301, com capacidade para 6 mil torcedores e recebe os jogos do seu time local, o Samambaia Futebol Clube.
Santuário de Santa Luzia
A Paróquia e Santuário de Santa Luzia está localizada em Samambaia Sul e foi construída em 1988 por Alberto, famoso padre italiano. A igreja foi construída em formato de arca e é popularmente chamada de igreja do barco.
Os moradores locais têm um carinho enorme pela igreja e dizem que nunca viram nada parecido e eles a utilizam como ponto de referência. A igreja foi toda construída para se parecer uma arca, tanto no lado de fora como de dentro. Vale a pena ser visitada.
Cultural
Em Samambaia ocorre a terceira maior Via Sacra do DF, perdendo apenas para Planaltina e Santa Maria. Conta com um público estimado de 25 mil pessoas e cerca de 700 pessoas trabalham em sua organização, um verdadeiro espetáculo.
Caminhada de Mariano é um evento que ocorre na região e geralmente acontece no final de junho e reúne devotos de 12 paróquias. O evento tem ponto alto por volta das 15 horas onde acontece uma missa feita pelo arcebispo de Brasília.
A festa junina de Samambaia ocorre no final de junho e é uma das principais de Brasília. Ela acontece na área de lazer da quadra 302 de Samambaia Sul e é nessa festa que ocorre a famosa disputa de quadrilha de Brasília, onde seus participantes podem garantir uma vaga para a disputa nacional.
Transporte da região
Samambaia conta com dois eixos que ligam a região de leste a oeste, com aproximadamente 65 linhas de transporte coletivo que cobrem toda a região.
Além de também possuir acesso a estações de metrô, fazendo com que seus moradores tenham mais facilidade e opção para chegar ao centro de Brasília e demais regiões contempladas pelo metrô DF.
Noite em Samambaia
A noite de Samambaia é muito badalada, tem opção para todos os gostos. Se você curte uma saidinha mais tranquila e com música boa, os bares e restaurantes são uma ótima opção.
Música ao vivo, Chopp gelado e petiscos saborosos, nada melhor para reunir os amigos e colocar o papo em dia. Se gostar da vida noturna vale muito a pena dar uma conferida por lá.
Samambaia é uma das maiores cidades satélites do Distrito Federal e que vem crescendo cada vez mais. A sua população consegue realizar as atividades básicas apenas na região e isso proporciona uma maior qualidade de vida para os moradores.
Se você mora na Samamba ou conhece algum lugar especial, compartilha com a gente dicas de lugares para comer, beber e passear por aí… Os leitores agradecem!
Ah, não se esqueça de compartilhar esse texto no Facebook.