O Dia de Finados, data dedicada a relembrar os entes queridos que já faleceram, vai afetar o funcionamento de certos estabelecimentos no Distrito Federal nesta quinta-feira (2/11).
O Metrópoles fez uma lista que mostra quais locais estarão abertos e quais estarão fechados durante este dia na capital federal (vale lembrar que tudo volta ao normal na sexta, já que não haverá ponto facultativo para órgãos públicos na sexta) . Confira:
Cemitérios
No Dia dos Finados, os horários de visitação e atendimento ao público vão ser estendidos. Confira:
- Visitação: das 7h às 18h30 (os portões serão fechados às 19h)
- Atendimento ao público (administração): das 7h30 às 18h
- Atendimento telefônico (61 3245-7841): das 7h às 19h (horário normal)
A entrada de pedestres será livre pelo portão principal de cada cemitério. Todas as entradas estarão sinalizadas e serão fiscalizadas pelos órgãos de trânsito.
Os cemitérios da Asa Sul, Taguatinga, Gama e Sobradinho oferecem transporte gratuito interno, e o serviço funcionará o durante todo o dia.
Só será permitida a entrada de veículos com autorização de vaga especial para idoso ou pessoa com deficiência emitida pelo Detran-DF). Nos cemitérios de Planaltina e Brazlândia, a entrada de veículos não será permitida.
Saúde
Os hospitais regionais e as unidades de pronto atendimento (UPAs) operam 24h por dia, assim como o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), que fornece assistência ininterrupta pelo telefone 192.
A Fundação Hemocentro de Brasília não abre no feriado.
Comércio
A maior parte do comércio deve funcionar normalmente no feriado do Dia de Finados (2/10), segundo a Fecomércio-DF.
A Fundação Hemocentro de Brasília não abre no feriado.
Comércio
A maior parte do comércio deve funcionar normalmente no feriado do Dia de Finados (2/10), segundo a Fecomércio-DF.
O comércio de entrequadra e shoppings deve funcionar normalmente. Bares, restaurantes, supermercados, drogarias e feiras também funcionam normalmente.
Transporte Público
O transporte público coletivo do Distrito Federal opera com escala de domingo durante os feriados, e nesta quinta-feira (2/11), não será diferente.