22.5 C
Brasília
sábado, 18/05/2024
- Patrocinado -bar do GG
InícioEsportesArbitragem atrapalha testes de Ramón Díaz, mas Vasco sobressai sob a batuta...

Arbitragem atrapalha testes de Ramón Díaz, mas Vasco sobressai sob a batuta de Payet

Não tem como analisar o empate em 2 a 2 entre Bangu e Vasco, no último domingo, em Brasília, sem levar em conta as decisões do árbitro Tarcizo Pinheiro Caetano. Principalmente por causa da expulsão de Jair, com 4 minutos de jogo, não é justo avaliar o desempenho do time e a estratégia de Ramón Díaz. Os testes do técnico foram por água abaixo.

Bem nos primeiros jogos da temporada (amistosos e confronto com o Madureira), Jair ensaiava vaga no time e ganhou chance. Havia curiosidade para ver o volante atuando ao lado de Payet, jogadores técnicos, mas com menos intensidade e pegada no meio. Não deu tempo para observar.

O Vasco, superior ao Bangu e jogando o tempo todo no ataque, demorou a se encontrar no jogo. A princípio, apostou nos cruzamentos e conseguiu, antes dos 25 minutos, cinco escanteios. Com um a menos, Ramón optou por mandar o primeiro volante Zé Gabriel a campo no lugar de David. Logo depois, precisou tirar Paulinho, machucado, e colocar Praxedes. O time atuou num 4-4-1, com Payet e Erick Marcus abertos pelos lados e Vegetti à frente.

Credito: Eduardo F S Lima

Sem Payet por dentro, o Vasco teve dificuldades de construção e a dobradinha com Lucas Piton só funcionou no fim do primeiro tempo, quando o time começou a usar mais o lado esquerdo e explorar as virtudes do francês e do lateral-esquerdo, que sobressai nos cruzamentos.

Mas foi o árbitro o protagonista. Em lance muito mais duro do atacante Gabriel Canela, que chegou atrasado e pisou em Erick Marcus, Tarcizo aplicou apenas o cartão amarelo. Os critérios confusos irritaram os jogadores do Vasco, que caíram na pilha e deixaram de jogar. O intervalo fez bem ao time.

Credito: Eduardo F S Lima

Sob a batuta de Payet…

… o Vasco começou o segundo tempo em outro ritmo. As substituições e mudanças táticas de Ramón Díaz mudaram o jogo. Saiu Erick Marcus e entrou Rayan para formar dupla de ataque com Vegetti. Puma Rodríguez ainda substituiu Rojas – o técnico trocou um lateral mais defensivo por um mais ofensivo. A alteração beneficiou Payet.

O Vasco passou a jogar num 4-3-2. Piton e Pumita ocuparam os corredores, e Payet e Praxedes passaram a jogar mais por dentro. No brilho do francês o time de Ramón abriu o placar aos 3 minutos. O camisa 10 arrancou pela intermediária, evitou a falta e achou Piton aberto na esquerda. O lateral cruzou rasteiro para a área, onde Praxedes chegava só para completar para o gol.

A partir daí foram 20 minutos de domínio total do Vasco, que poderia ter ampliado em cabeceio de João Victor, que parou no travessão – no rebote, Vegetti cabeceou para Gabriel Leite defender com os pés. O centroavante teve pelo menos umas quatro oportunidades na partida, mas não esteve em boa tarde.

O empate fugiu do controle de Ramón Díaz. Em momento raro, Léo Jardim falhou e aceitou chute de Gabriel Canela, que empatou aos 23 minutos. Foi a primeira boa chance do Bangu nos mais de 70 minutos em que atuou com superioridade numérica em Brasília. O Vasco perdeu a organização que mostrou no início da etapa final, e o jogo ficou lá e cá. O adversário acertou a trave em uma das chegadas e perdeu Felipe Soares, expulso após receber o segundo amarelo.

A importância de um jogador do nível de Payet é evidenciada em confrontos como este, em que o time já não encontrava mais alternativas para a vitória. O árbitro deu oito minutos de acréscimo e, aos 53, o francês desequilibrou novamente. Driblou dois e chutou para defesa de Gabriel Leite. No rebote, ficou com a bola, deixou Walney no chão e chutou no canto para fazer 2 a 1. Golaço.

Payet foi quem mais deu passes no Vasco: acertou 62 dos 84 que tentou – um deles iniciou a jogada do primeiro gol. Terminou o jogo com um gol, cinco finalizações e duas faltas recebidas.

Fonte: https://ge.globo.com/futebol/times/vasco/noticia/2024/01/29/analise-arbitragem-atrapalha-testes-de-ramon-diaz-mas-vasco-sobressai-sob-a-batuta-de-payet.ghtml

NOTÍCIAS RELACIONADAS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!

Últimas Notícias