24.5 C
Brasília
quarta-feira, 17/07/2024
- Patrocinado -bar do GG
InícioDestaquesConfira o que abre e o que fecha nesta sexta-feira

Confira o que abre e o que fecha nesta sexta-feira

Com o fim do feriado de 7 de Setembro, alguns serviços retornam com o funcionamento normal nesta sexta. Apesar do ponto facultativo decretado pelo governador Ibaneis Rocha (MDB). De acordo com a Secretaria de Transporte e Mobilidade (Semob), as estações de Metrô, por exemplo, vão operar das 5h às 23h30. Enquanto os ônibus retornam à escala normal.

Na saúde, as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) funcionam normalmente hoje. Incluindo a retomada da vacinação contra a covid-19 e de outros imunizantes do calendário nacional de vacinação. É o mesmo das farmácias de alto custo e no Hemocentro, que terão atendimento normal.

Conforme determinado no ponto facultativo decretado pelo governador, hospitais além de Unidades de Pronto-Atendimento (UPAs) e Samu funcionam de forma ininterrupta.

O brasiliense com feriado prolongado e preferir ir a locais de cultura e lazer na capital federal, poderão usufruir de quase todas as opções. O Museu de Arte de Brasília, por exemplo, abre hoje para visitação.

É o mesmo de outras opções, como o Espaço Cultural Renato Russo, Jardim Botânico de Brasília e o Zoológico de Brasília. A Biblioteca Nacional de Brasília e a Biblioteca Pública de Brasília estarão fechadas nesta sexta.

No turismo, o funcionamento da Torre de TV segue o mesmo. O Parque da Cidade e os parques ecológicos também funcionarão normalmente.Segurança pública e bancos.

A Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal (SSP-DF) detalhou em nota que o funcionamento das forças de segurança do DF continuam normalmente.

Na Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) e Corpo de Bombeiros do Distrito Federal do Distrito Federal (CBMDF), a população pode acionar o 190 e 193, respectivamente, a qualquer hora do dia. Todas as delegacias também funcionam 24h por dia, incluindo as de atendimento à mulher (Deam I e Deam II) e da Criança e do Adolescente (DCA I e DCA II).

Após o funcionamento ter sido interrompido em quase todas as unidades no feriado, os restaurantes comunitários do DF voltam a funcionar normalmente nesta sexta. É o mesmo do expediente na Defensoria Pública.

De acordo com a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Distrito Federal (Fecomércio-DF), o comércio ligado ao sindicato poderá funcionar normalmente nesta sexta. É o mesmo para comércios ligado ao Sindicato do Comércio Varejista (Sindivarejista-DF), com o comércio de rua e shoppings.

Bares e restaurantes, assim como feiras e drogarias, abrem normalmente nesta sexta. Segundo informou os sindicatos de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de Brasília (Sindhobar-DF). Além do Comércio Varejista de Feirantes de Brasília (Sindifeira-DF) e do Comércio Varejista de Produtos Farmacêuticos (Sincofarma-DF). As agências bancárias que ficaram fechadas no feriado voltam a funcionar nesta sexta.

No âmbito cultural, a Casa do Cantador, na Ceilândia, fica fechada nesta sexta. Dentro da área cultural, o Centro de Dança; o Museu do Catetinho; o Complexo Cultural de Planaltina; e o Memorial dos Povos Indígenas ficarão fechado hoje.

Não haverá expediente na Caesb e nos postos do Na Hora — o atendimento remoto, o app, o site e o telefone 115 funcionam ininterruptamente.

» Metrô – O funcionamento do Metrô-DF seguirá normalmente, das 5h às 23h30.

  • Ônibus – Os coletivos irão circular com tabela normal.

  • » Comércio –
  • As lojas de rua e de shoppings poderão funcionar normalmente. Supermercados, farmácias, bares e restaurantes também podem abrir, fica a critério do proprietário.

  • » Segurança –
  • As delegacias estarão trabalhando normalmente. O patrulhamento e o 190 também vão funcionar sem mudanças. A Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) e o Corpo de Bombeiros Militares do Distrito Federal (CMBDF) trabalham sem alteração.

  • » Saúde – Os serviços públicos de saúde funcionam normalmente. Com a retomada da aplicação da vacina contra a covid-19 e outras da tabela de vacinação do governo federal. A população poderá ser vacinada contra covid-19, influenza e outras doenças.SAMU tem atendimento 24h, pelo telefone 192.

Hospitais e UPAs atendem 24h diariamente.Casa de parto de São Sebastião funciona de forma ininterrupta durante o dia.As Unidades Básicas de Saúde (UBSs) funcionarão normalmente. Saiba mais sobre o atendimento e os horários de quais UBSs em saude.df.gov.br/unidades-basicas.

Fonte/Crédito: Pablo Giovanni, Correio Braziliense

NOTÍCIAS RELACIONADAS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!

Últimas Notícias