23.5 C
Brasília
quarta-feira, 21/02/2024
- Patrocinado -
InícioSamambaiaDe Samambaia! Morador da cidade lidera Frente Parlamentar no enfrentamento ao Câncer

De Samambaia! Morador da cidade lidera Frente Parlamentar no enfrentamento ao Câncer

Uma grande conquista para os pacientes oncológicos de todo o Distrito Federal. Foi lançada no dia 3 de fevereiro (sexta-feira), na Câmara Legislativa do DF, a Frente Parlamentar de Enfrentamento ao Câncer. A iniciativa conta com apoio e liderança incondicional de um morador de Samambaia, o Edinézio Santos (Instagram: @edineziosantos.oficial). Diversas autoridades e entidades também reforçam o time @enfrentamentoaocancer.oficial.

Há anos ele vem batalhando por conquistas efetivas e que mudem a realidade dos pacientes com câncer. Sua ideia é colaborar na definição de políticas públicas, debater proposições legislativas e acompanhamento do orçamento público sobre a doença.

 

Foto: Eduardo F S Lima

O autor proponente da frente parlamentar é o deputado Eduardo Pedrosa (União Brasil). “Queremos ouvir os pacientes, os profissionais, os representantes da sociedade civil que atuam nessa causa, somar essas falas, e trabalharmos junto ao governo a fim de alcançar as melhorias que todos esperam”, adianta.

Já Edinezio Santos se disse bastante emocionado com a conquista. Segundo ele, a iniciativa vai ajudar milhares de pessoas não só em Samambaia como em toda capital federal. “Estamos construindo um legado que certamente vai salvar vidas. E vida não tem preço, tem valor”, reforça Edinezio. Ele também é responsável por diversos projetos sociais em benefício da população mais carente.

Foto: Eduardo F S Lima

 

No Hospital de Base são realizadas duas mil consultas por mês e 800 sessões de quimioterapia. Além do tratamento, o hospital conta com acompanhamentos em Mastologia, Ginecologia Oncológica, cirurgia geral, cirurgia torácica, urologia , proctologia, neurocirurgia, ortopedia e cirurgia oncológica. A informações foram divulgadas por Mariela Souza diretora-presidente do Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do Distrito Federal (IGESDF), que participou da sessão solene e falou sobre o trabalho desenvolvido pela instituição.

Também participaram da solenidade representantes da ONG Vencedoras Unidas, um grupo de apoio e convívio às mulheres com câncer. Denise Ferreira, vice-presidente da organização, e paciente em tratamento, falou sobre luta e acolhimento. “Imagina o turbilhão de sentimentos que passa na cabeça de uma pessoa ao receber um diagnóstico de câncer, é sentir como se chão se abrisse. Além disso vem todo problema que estamos falando aqui, falta de exame, falta de consulta, não consegue marcar, demoram os resultados, aí a gente entra acolhendo e levando amor àquela pessoa.”

Eduardo Pedrosa encerrou o lançamento falando das expectativas de atuação da Frente, para que ela seja iniciada a partir das discussões feitas na sessão solene e com encaminhamentos. Além disso, serão buscados resultados efetivos, fazendo visitas às unidades de saúde, entre outras ações.

Novos casos – De acordo com dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca), são esperados cerca de setecentos mil casos novos de câncer no Brasil para cada ano do triênio 2023-2025. Em 2022, o câncer de pele foi o mais incidente no País, seguido pelo de mama, próstata, cólon e reto, pulmão e estômago.

 

Fotos: Eduardo F S Lima

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Últimas Notícias