21.5 C
Brasília
sexta-feira, 01/03/2024
- Patrocinado -
InícioDistrito FederalDF: Barragem do Descoberto verte antes do previsto após fortes chuvas

DF: Barragem do Descoberto verte antes do previsto após fortes chuvas

A Barragem do Rio Descoberto verteu nesse domingo (11/2), depois de o nível da água alcançar 1.030 metros, capacidade máxima da estrutura. Cerca de 60% da população do Distrito Federal é abastecida pela barragem.

O limite de reserva foi atingido antes do esperado, pois o volume hídrico de referência para o período estava em 70%. Contudo, as fortes chuvas que caíram sobre a capital federal nos últimos dias tiveram efeito sobre o aumento no nível da barragem.

Na última sexta-feira (9/2), por exemplo, em cinco horas, choveu 44% do esperado para todo o mês. Com o alcance da capacidade do reservatório, moradores de áreas próximas à margem vão assistir ao vertedouro das águas, sobre uma parede de 55m de comprimento.

Medidas

A estrutura tem 265 metros de crista – ponto mais alto –, e um lago com área de 12,5 quilômetros quadrados. A barragem tem capacidade para armazenar cerca de 86 milhões de metros cúbicos de água.

O reservatório foi inaugurado em 1974 e fica próximo à BR-070. Atualmente, a estrutura é responsável pelo abastecimento hídrico de diversas cidades, como CeilândiaTaguatinga e Samambaia.

Informações da Agência Brasília

NOTÍCIAS RELACIONADAS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!

Últimas Notícias