18.5 C
Brasília
quinta-feira, 20/06/2024
- Patrocinado -bar do GG
InícioEntretenimentoDia da gestante: 6 mitos e verdades

Dia da gestante: 6 mitos e verdades

Pensando nisso, aproveitamos o Dia da Gestante (15/08) para esclarecer alguns mitos e verdades sobre as vacinas recomendadas durante a gestação, com ajuda da Dra. Lessandra Michelin, infectologista e gerente médica de vacinas da GSK. Confira:

1 – As vacinas recomendadas durante a gestação são seguras e oferecem proteção para a mãe e para o bebê
Verdade. As vacinas recomendadas durante a gestação têm como objetivo fortalecer o sistema imunológico da gestante e proteger a saúde do bebê. Com a imunização, os anticorpos da mulher se transferem para a criança pela placenta e, após o nascimento, por meio da amamentação.

A imunização para este público é uma prática consolidada no Brasil e foi responsável pela eliminação de doenças infecciosas, como o tétano materno e neonatal, e pela redução de hospitalizações e óbitos por outras doenças como a influenza e a coqueluche. 2-5

Além disso, as vacinas recomendadas durante a gestação são inativadas. Ou seja, são compostas por microrganismos sem capacidade de gerar a doença. Toda vacina, para ser licenciada e comercializada no Brasil, passa por um rigoroso processo de avaliação realizado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA). Mesmo após a comercialização, esses produtos são estreitamente monitorados pelos laboratórios produtores e pelas agências reguladoras.

2 – Todas as vacinas recomendadas para as gestantes estão disponíveis gratuitamente no SUS
Verdade. O calendário de imunização da gestante contempla cinco vacinas: 

Influenza (contra gripe); 
dTpa, que protege contra difteria, tétano e coqueluche; 
dT, que imuniza contra difteria e tétano; 
Vacina contra hepatite B; 
Vacina contra Covid-19. 

LEIA MAIS EM: https://www.terra.com.br/vida-e-estilo/saude/dia-da-gestante-6-mitos-e-verdades-sobre-vacinas-na-gestacao,e64fc73ec94d10718882e31ce217ed2dklgl5mx7.html?utm_source=clipboard

NOTÍCIAS RELACIONADAS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!

Últimas Notícias